MUITA COISA

Uberaba tem 2,7 mil casos de dengue confirmados e 17 mil prováveis

Marconi Lima
Publicado em 20/05/2025 às 22:26Atualizado em 21/05/2025 às 05:45
Compartilhar
 (Foto/Lauren Bishop)

(Foto/Lauren Bishop)

Novo Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) aponta que Uberaba se aproxima dos três mil casos confirmados de dengue no município. Pelo levantamento atual, são 2.691 casos confirmados.

No município tem 16.915 casos prováveis de dengue. O boletim traz ainda que foram registradas 13 mortes em Uberaba por complicações causadas pela dengue. Outras 11 mortes, que podem ter ocorrido por dengue, estão sob investigação.

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) aponta que Uberaba tem 80 casos suspeitos de febre chikungunya, com sete casos confirmados e nenhum um óbito registrado. Em relação à zika, não há casos no município.

Novo LIRAa. O Departamento de Vigilância em Saúde realiza, até o próximo dia 26, o segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) do ano de 2025.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Matheus Carvalho Assumpção, o levantamento prevê a análise de 8.604 imóveis e contará com a participação de cerca de 200 agentes de endemias.

Conforme Carvalho, a ação é essencial para identificar os locais com maior índice de infestação do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Os agentes visitarão os imóveis para coletarem dados e verificarem possíveis focos do mosquito. O diretor reforça a importância da colaboração dos moradores. “Pedimos que a população receba os agentes e permita a inspeção dos quintais e áreas externas. Essa cooperação é indispensável para termos resultados precisos, bem como para a segurança de todos”, afirmou Matheus.

O LIRAa é uma ferramenta fundamental para o controle das arboviroses, pois, com base nos dados coletados, o município poderá direcionar recursos e estratégias de maneira mais eficaz. “Com esse levantamento, conseguimos agir de forma pontual e preventiva, evitando surtos e protegendo a saúde da população”, concluiu o diretor.

Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) apontou aumento na proliferação do mosquito em Uberaba. O índice de infestação predial era de 2,74% no fim de 2024 e saltou para 8,1% na pesquisa realizada este mês, o que coloca o município em risco de surto de dengue.

Conforme os parâmetros do Ministério da Saúde, o índice até 1% está dentro da normalidade. Já resultados até 3,9% indicam situação de alerta. Se o levantamento apontar índice de infestação superior a 4%, a localidade está com risco de surto de dengue.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por