PRÓXIMO ANO

Câmara cobra e PMU diz que Cras da Vila Paulista abre só em 2024

Requerimento aprovado no Legislativo pede esclarecimentos sobre os motivos que levam a unidade a estar fechada há mais de seis meses; ao JM, a Seds diz que fará um contrato de locação sob medida para uma nova sede

Gisele Barcelos
Publicado em 12/08/2023 às 18:28Atualizado em 12/08/2023 às 19:27
Compartilhar
A sede do Cras da Vila Paulista foi interditada após a verificação de retorno de esgoto e a constatação de inúmeras infiltrações (Foto/Divulgação)

A sede do Cras da Vila Paulista foi interditada após a verificação de retorno de esgoto e a constatação de inúmeras infiltrações (Foto/Divulgação)

Com prédio do Cras Vila Paulista fechado desde o início do ano, Legislativo aprovou requerimento para cobrar posicionamento da Prefeitura sobre a previsão para a reabertura da unidade. Em nota, a Administração Municipal informou à reportagem do Jornal da Manhã que a nova sede do serviço deve ser entregue até o início de 2024.

De autoria da vereadora Rochelle Gutierrez (PP), o requerimento aprovado na Câmara solicita esclarecimentos sobre os motivos para o Cras Vila Paulista permanecer fechado depois de mais de seis meses. Além disso, a parlamentar pediu informações sobre as medidas adotadas para suprir a demanda da comunidade do bairro desde a interrupção dos serviços do Cras.

Após o fechamento da unidade no início do ano, a Prefeitura anunciou que estava procurando imóvel para alugar e abrigar o serviço, para o retorno das operações em novo endereço até abril, o que não se confirmou até agora.

Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social posicionou que, desde a interdição do antigo prédio do Cras Vila Paulista, buscou outro imóvel para resolver a questão com agilidade. No entanto, a pasta ressaltou que não encontrou um local adequado para abrigar a unidade de forma definitiva. “Nenhum espaço disponível para locação encontrado naquele território, predominantemente residencial, atende às exigências de acessibilidade”, justificou.

Diante disso, a Secretaria manifestou que deu início a tratativas para viabilizar a nova sede do Cras Vila Paulista por meio de um contrato de locação sob medida. “Trata-se de ajuste por meio do qual o particular-locador constrói em conformidade com a necessidade do locatário, nesse caso a Administração Pública. A expectativa é entregar a nova sede do Cras Vila Paulista até o início do próximo ano”, informou a pasta.

Quanto à antiga sede interditada, a pasta declarou que foi feita uma análise técnica e descartada a adequação do prédio, pois existem problemas estruturais que afetam toda aquela parte do bairro e não somente o imóvel. “Devido ao comprometimento da rede de drenagem pluvial da região do Cras Vila Paulista, constatou-se que não é viável reformar o imóvel”, encerra a nota.

Com a reforma descartada, ainda não há informação de qual será o destino do antigo prédio do Cras Vila Paulista. O local foi interditado no fim de janeiro, em meio a denúncias de problemas estruturais, como retorno do esgoto e mofo nas paredes e no teto. Diante da situação, os atendimentos foram transferidos para outro Cras, localizado no bairro Chica Ferreira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por