As mudanças aguardadas pelos motoristas na BR-262, que liga mais de 30 municípios de Minas Gerais, continuam a pequenos passos. A confirmação do pedido de relicitação da concessionária que administra a rodovia, no começo de abril, abre espaço para que outra empresa seja acionada e finalize as melhorias previstas, como o recapeamento e a duplicação de trechos.
Contudo, a mudança de atividades depende de extremo empenho político, de acordo com o deputado federal Franco Cartafina. O parlamentar avalia a relicitação como um importante passo dado, mas prevê a dificuldade de análise de novos documentos.
“Isso é um processo. Precisamos fazer um novo estudo para saber se há uma modelagem viável e não uma lambança como a última. Agora vai ter, paralelamente a essa nova modelagem, com o pedido de relicitação, a proposta de aditivo do Ministério para que a empresa possa dar, de fato, a manutenção devida na pista até assumir a próxima empresa. A relicitação vai transcorrer durante o ano, é um projeto de grande envergadura, com grande volume de serviço, e precisamos acertar a modelagem. A gente precisa garantir que seja uma empresa que dê conta do serviço. É uma briga de mandado mesmo”, pondera Franco.
Questionado sobre possíveis prazos para alterações, o deputado fala em calma. Antes mesmo da avaliação dos interessados, é preciso que o corpo técnico do Ministério da Infraestrutura redija o termo aditivo que exige a manutenção da rodovia pela atual empresa, até que outro nome seja escolhido para tomar conta do processo.
“Eu adoro prazo, só que como foi um pedido recente, a gente está esperando o corpo técnico tomar pé disso no Ministério para exigir o prazo. Está em curso o desenho da nova modelagem, ou seja, como vai ser a licitação. Para que avance a relicitação é preciso ser apresentado um aditivo, para que seja o balizador das modificações necessárias. São três coisas feitas ao mesmo tempo, mas eu estou otimista”, finaliza Franco Cartafina.