ABRIGO

Bolsonaro ficou 2 dias na embaixada da Hungria após apreensão de passaporte

Bolsonaro ficou dois dias na Embaixada da Hungria em Brasília, após ter o passaporte apreendido em operação que apura suposto plano de golpe de Estado e convocar ato na Paulista

O Tempo
Publicado em 25/03/2024 às 16:23
Compartilhar
No início da noite, conforme câmeras de segurança, Bolsonaro passeava pelo estacionamento da embaixada com um de seus seguranças (Foto/Reprodução/The New Tork Times)

No início da noite, conforme câmeras de segurança, Bolsonaro passeava pelo estacionamento da embaixada com um de seus seguranças (Foto/Reprodução/The New Tork Times)

Jair Bolsonaro (PL) permaneceu por dois dias na Embaixada da Hungria em Brasília, durante o Carnaval deste ano. Seria uma estratégia do ex-presidente para evitar possível prisão, após ter o passaporte apreendido em operação que apura suposto plano de golpe de Estado e fazer convocação para ato na Avenida Paulista em sua defesa.

As informações, com vídeos, foram divulgadas nesta segunda-feira (25) pelo The New York Times (NYT), um dos mais influentes veículos de comunicação do mundo. Após a publicação da reportagem, Bolsonaro confirmou, por meio de nota, a veracidade das imagens. Disse que passou dois dias na embaixada húngara "para manter contatos com autoridades do país amigo".

O jornal norte-americano divulgou em seu portal imagens de vídeo e fotos indicando que Bolsonaro entrou na embaixada em 12 de fevereiro – mesmo dia em fez a convocação para o ato na Paulista – e só saiu de lá dois dias depois. A publicação revela ainda fotos de satélite mostrando que o veículo usado pelo ex-presidente ficou estacionado na embaixada.

O NYT diz que, pelo monitoramento das câmeras de segurança da embaixada, Bolsonaro permaneceu no prédio acompanhado por dois seguranças e servido pelo embaixador húngaro, Miklós Halmai, e diplomatas do país europeu. 

“A estadia na embaixada sugere que o ex-presidente tentava alavancar a sua amizade com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, de extrema direita, numa tentativa de escapar ao sistema de justiça brasileiro enquanto enfrenta investigações criminais”, diz o NYT.

Fonte: O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por