MUITA COISA

Boletim confirma a 13ª morte por dengue em Uberaba desde janeiro

Marconi Lima
Publicado em 09/05/2025 às 21:25
Compartilhar

(Foto/Lauren Bishop)

Boletim Epidemiológico da Dengue, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), confirma mais duas mortes em decorrência da dengue, no município. O número de óbitos subiu para 13. Em todo o ano passado foram nove mortes em decorrência de complicações causadas pela dengue.

Conforme Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Uberaba tem mais oito mortes sob investigação, que podem ter sido causadas por complicações da dengue. São 2.532 casos confirmados da doença e mais 15.530 que estão sob suspeita.

Apesar da confirmação de mais duas mortes, a Diretoria Epidemiológica, aponta queda no número de casos notificados de dengue de março para abril, na ordem de 60,19%.

Os dados, ainda preliminares, apontam que de 2 de março até 5 de abril foram registradas 6.067 notificações da doença e do dia 6 de abril até 3 de maio os registros apontam para cerca de 2.415 notificações.

As mortes confirmadas nessa sexta-feira (9) pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), de Belo Horizonte, são de duas pessoas, sendo um jovem de 16 anos e uma mulher de 63 anos. Os óbitos registrados no boletim ocorreram nos meses de março e abril.

Sobre as ações de combate à dengue no município, a SMS informou que, em relação ao atendimento, os pacientes com sintomas da doença podem procurar o CeDengue, aberto todos os dias das 7h às 22 horas. Todas as unidades básicas de saúde do município também estão acolhendo pacientes com suspeita da doença, assim como fazendo a testagem. Em casos mais graves, o usuário deve procurar uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A secretaria destacou que os Agentes de Combate às Endemias (ACE) continuam percorrendo todos os bairros da cidade, com visitas domiciliares para identificação e eliminação de focos do mosquito, além de prestarem orientações aos moradores. Em relação ao fumacê, o município diz que ampliou a circulação com mais veículos UBV contemplando todos os bairros, conforme os índices de infestação.

Por fim, a SMS reforçou que é imprescindível que todos colaborem e cuidem dos seus quintais, eliminando os focos do mosquito.

Ainda referente à prevenção, a vacina contra a dengue está disponível para crianças de 10 a 14 anos, conforme a nota técnica do Ministério da Saúde.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por