Hoje o 8º BBM conta com três quartéis na cidade, ou seja, o da rua 13 de Maio, da avenida da Saudade e o Centro de Treinamento na Univerde
Hoje o 8º BBM, em Uberaba, conta com três quartéis na cidade, ou seja, o da rua 13 de Maio, da avenida da Saudade e o Centro de Treinamento na Univerdecidade (local que vai receber em maio a chegada do helicóptero anunciado pelo governador Fernando Pimentel). “Nós estamos trabalhando para captar recursos junto ao Estado para fazermos uma grande reforma no Quartel da avenida da Saudade. Com isso, vamos desativar a sede da 13 de Maio ou dar uma destinação compartilhada com o Samu.
Estiagem. Passos diz que o momento atual é de treinamentos e aquisição de novos equipamentos para a temporada de estiagem, quando ocorrem incêndios florestais. Ainda segundo o tenente-coronel do CB, esses sinistros por toda a região têm início na segunda quinzena de julho. “A estiagem começa antes, mas a nossa demanda maior é a partir de julho, coincidindo com as férias escolares. E esses incêndios vão aumentando e, exponencialmente em setembro, quando a vegetação está muito seca, o tempo está mais quente e seco, a umidade relativa do ar está muito baixa e ainda tem o aumento dos ventos”. De acordo com o comandante, a tudo isso soma-se a mão humana, que corresponde a 99% dos incêndios. “Então, este é o momento de capacitar nossas equipes e, também, finalizar a formatação do nosso Centro de Treinamento para oferecermos cursos a brigadistas de empresas para que eles possam atuar de uma forma mais rápida e eficiente do que tem sido hoje”.
O tenente-coronel do 8º BBM disse que o atual período é considerado pelos bombeiros como o mais calmo do ano, porque acabaram as chuvas que ocasionam os problemas de inundações e ainda não começou a estiagem, quando incêndios acontecem.