A circulação de grande número de pessoas é um dos motivos da operação (Foto/Divulgação)
Com o aumento da movimentação de pessoas e negócios durante a ExpoZebu 2025, a Polícia Federal (PF) elevou o nível de atenção em Uberaba e nas cidades vizinhas, como Araxá. A intensificação das ações de fiscalização visa não apenas garantir a segurança do evento, mas também prevenir possíveis irregularidades em setores sensíveis.
Em comemoração aos 90 anos da tradicional feira agropecuária, a cidade atrai visitantes de todo o país, movimentando a economia local — e também exigindo maior presença do aparato de segurança. Em resposta, a PF posicionou agentes em pontos estratégicos, realizou abordagens preventivas e fiscalizou empresas de segurança privada contratadas para o evento. Até o momento, todos os vigilantes verificados estavam com documentação em dia, sinalizando o alinhamento com as diretrizes federais.
Além disso, empresas que lidam com produtos químicos controlados passaram por inspeções detalhadas, em uma iniciativa que busca mitigar riscos associados ao uso indevido dessas substâncias.
A operação é coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) de Uberaba, com o apoio do efetivo local, reforços de unidades da PF de Belo Horizonte e Uberlândia e o suporte da 5ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais.
As ações seguem pelos próximos dias e integram uma estratégia mais ampla de combate ao crime organizado e à atuação irregular durante grandes eventos.
Polícia Federal está atuando nas regiões estratégicas dos municípios (Foto/Divulgação)