MAUS TRATOS

Polícia encontra idoso desaparecido desde 2020 em residência de ex-funcionária de asilo

Publicado em 25/01/2024 às 07:47Atualizado em 25/01/2024 às 10:51
Compartilhar
De acordo com o relato do promotor, a suspeita teria levado o idoso de 73 anos da antiga instituição e estava utilizando seu cartão de benefício social para realizar saques sem a devida autorização da família (Foto/Divulgação)

De acordo com o relato do promotor, a suspeita teria levado o idoso de 73 anos da antiga instituição e estava utilizando seu cartão de benefício social para realizar saques sem a devida autorização da família (Foto/Divulgação)

A Polícia Militar (PM) descobriu, como parte de uma investigação conduzida pelo promotor Eduardo Fantinati, um caso de desaparecimento e maus-tratos a idosos. As vítimas estavam sob os cuidados de uma ex-funcionária de um asilo que fechou em meados de 2020, sendo que um idoso de 73 anos foi dado como desaparecido desde então. Além do idoso desaparecido, outros seis idosos foram encontrados em condições alarmantes, segundo o boletim de ocorrência.

De acordo com o relato do promotor, a suspeita teria levado o idoso de 73 anos da antiga instituição e estava utilizando seu cartão de benefício social para realizar saques sem a devida autorização da família. A mulher, que alegava cuidar dos idosos, não permitia visitas e não informava o paradeiro exato do idoso.

Ao chegar à residência, o promotor e a equipe da Vigilância Sanitária constataram um ambiente desorganizado e insalubre. Os idosos estavam em más condições, subnutridos e sem os cuidados necessários. A residência não possuía separação adequada de dependências, os banheiros eram coletivos, e o local exalava forte odor de urina.

A promotoria e a Vigilância constataram que todas as vítimas estavam em condições de maus-tratos, sem medicação adequada, e não havia documentação que comprovasse a autorização da família para que permanecessem na residência da ex-funcionária. Ao ser questionada sobre a documentação e a posse dos cartões bancários, a mulher inicialmente negou, mas posteriormente admitiu ter o cartão do idoso de 73 anos. Ela não possuía autorização para cuidar dos idosos e não apresentou nenhuma documentação referente aos demais.

O promotor solicitou apoio da Polícia Militar ao ser negado acesso à residência pela suspeita. O Conselho Tutelar foi acionado para cuidar das filhas menores da mulher, que também estavam em situação precária. O responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) ficou com a documentação e os cartões bancários dos idosos, assumindo a tutela temporária. Ele garantirá um novo lar e abrigo adequado para os idosos, enquanto a suspeita será investigada por desaparecimento e maus-tratos a idosos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por