POLÍCIA

Líder de organização criminosa no transporte de drogas presa pela PF

Mulher que liderava organização criminosa de transporte de grandes quantidades de maconha do Paraguai a Uberaba foi presa e ontem na operação Courier, da Polícia Federal

Renato Manfrim
Publicado em 04/04/2018 às 07:23Atualizado em 16/12/2022 às 05:04
Compartilhar

Jairo Chagas

No ano passado, a PM fez duas grandes apreensões de maconha que teria sido transportada pela organização

Mulher que liderava organização criminosa de transporte de grandes quantidades de maconha do Paraguai a Uberaba (tráfico internacional de drogas) foi presa na manhã de ontem na operação Courier, da Polícia Federal, no município de Dourados (MS). O nome da operação remete a um dos significados da palavra Courier, que seria entregador, função exercida pelos investigados.

Além da mulher, que é natural de Dourados, a cerca de 920 quilômetros de Uberaba, outros três homens foram presos também em Dourados e Ponta Porã (MS). Segundo informações da PF, a operação Courier cumpriu nestas cidades seis mandados de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão. Dois dos investigados já se encontravam presos no Estado do Mato Grosso do Sul e Goiás por outros motivos e continuarão nos respectivos presídios. Os outros quatro suspeitos, entre eles a mulher, seriam encaminhados a Uberaba, onde serão interrogados e posteriormente levados ao presídio local.

Em fevereiro e outubro do ano passado, a Polícia Militar realizou em Uberaba prisões e apreensões de grandes quantidades da droga originária do Paraguai e que foram transportadas pela organização criminosa liderada pela mulher. Isso porque investigações realizadas pela Delegacia de PF, em Uberaba, identificou que o grupo teria sido responsável pelo transporte de 265 quilos de maconha apreendidos em granja da zona rural de Uberaba, à margem da MG-427, no dia 19 de fevereiro de 2017, quando três pessoas foram presas. Posteriormente, a PM descobriu o transporte de 1.571 quilos de maconha do Paraguai e os apreendeu em 5 de outubro do ano passado, no bairro Jardim Copacabana, sendo que dois homens foram presos.

O esquema logístico, segundo o delegado-chefe da Polícia Federal em Uberaba, Marcelo Xavier, era montado pela mulher para fazer o transporte da droga. “Talvez por isso [pelo fato ser uma mulher] era bastante demandado, já que uma mulher poderia chamar menos atenção durante o transporte”, comentou.

Ainda segundo o delegado, a operação Courier se iniciou em fevereiro do ano passado, ocasião da apreensão dos 260 quilos de maconha em granja da zona rural de Uberaba. “E a partir disso conseguimos identificar o grupo criminoso, que teria se especializado em fazer o transporte desta droga. E em outubro de 2017 a Polícia Militar fez uma nova apreensão de droga (cerca de 1,5 tonelada de maconha apreendida no bairro Jardim Copacabana) que teria sido trazida a Uberaba por este mesmo grupo. Então, a partir destas duas apreensões, conseguimos identificar este grupo, que tinha em sua liderança uma mulher que coordenava o transporte da droga do Paraguai para a cidade de Uberaba”, explicou o delegado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por