POLÍTICA

Uberaba pode ter 19 candidatos a deputado estadual e 14 a federal

Gisele Barcelos
Publicado em 12/08/2022 às 21:46Atualizado em 18/12/2022 às 21:11
Compartilhar

Tony Carlos ainda aguarda o MDB a protocolar o pedido de sua candidatura, assim como o vereador Samuel Pereira (Foto/Divulgação)

A dois dias do fim do prazo para a apresentação dos pedidos de registro de candidatura, chapas do MDB, PMB e PSC ainda não constavam entre as solicitações protocoladas no sistema da Justiça Eleitoral até o início da noite de ontem. Com isso, por enquanto, Uberaba tem 31 nomes à espera de aval do TRE-MG para disputar o pleito este ano.

O número deve aumentar a partir da apresentação dos pedidos dos três partidos, já que todos aprovaram nas convenções nomes locais para concorrer ao cargo de deputado estadual em outubro. No MDB, Samuel Pereira e Tony Carlos devem disputar cadeira na Assembleia Legislativa. Ildeu Menezes postula candidatura pelo PMB, enquanto o PSC deve lançar Nei Camilo na chapa.

Se confirmados todos os nomes, Uberaba deverá totalizar 19 candidaturas a deputado estadual em 2022. Por enquanto, 16 já constam com pedido de registro no sistema de Justiça Eleitoral. Porém, um deles é do ex-presidente da Fiemg Regional, José Arlênio Veneziano (DC), que desistiu de concorrer e manifestou que a inclusão do nome na chapa foi um equívoco da direção do partido. Até o momento, ele ainda permanece no banco de dados do TRE-MG.

Para a Câmara Federal, 14 pedidos de registro de candidatura são de pessoas com base eleitoral em Uberaba. Além disso, o PSTU deu entrada na solicitação de registro de Adriano Espíndola, que é presidente da sigla na cidade, como segundo suplente a senador na chapa majoritária encabeçada por Vanessa Portugal.

Pelo calendário das Eleições 2022, após a escolha de candidatas e candidatos nas convenções, o prazo máximo para os partidos políticos, as federações e as coligações solicitarem o registro à Justiça Eleitoral é dia 15 de agosto.

A partir daí, a Justiça Eleitoral terá praticamente um mês para a avaliação dos nomes. O dia 12 de setembro é a data-limite para que todos os pedidos de registro de candidatura – e eventuais recursos decorrentes do processo – tenham sido devidamente processados, analisados e julgados pelos tribunais eleitorais competentes. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por