CHECKLIST MUNDO

Experiências no campo são aposta de viagem para o feriado

Brasil proporciona a realização diversos roteiros rurais de Norte a Sul para experimentar o charme da vida no campo

Gisele Barcelos
Gisele Barcelos
Publicado em 28/03/2022 às 15:13Atualizado em 18/12/2022 às 23:22
Compartilhar

Abril vem chegando com mais um feriado prolongado e uma boa oportunidade para dar um escapada da rotina. Apesar da últimas notícias apontarem para o fim próximo da pandemia de Covid-19, nem todo mundo já está disposto a encarar grandes muvucas. Neste caso, uma opção é apostar em roteiros de turismo rural espalhados em vários destinos pelos Brasil afora.

Grande tendência atual do mercado de viagens, o turismo rural possibilita vivenciar o dia a dia do campo e ter experiências únicas. Prática esta que, no Brasil, dispõe de um diverso cardápio de alternativas.

Para facilitar a escolha, a coluna reuniu uma lista de novos roteiros que acabaram de passar por um processo de qualificação promovido pelo governo federal e agora integram o projeto Experiências do Brasil Rural. Há novidades deliciosas de Norte a Sul para inovar na próxima folga:

Rota Gourmet Terras Altas da Mantiqueira - Minas Gerais

Situado entre alguns dos maiores picos montanhosos do país, o roteiro percorre as cidades de Aiuruoca, Alagoa, Bocaina de Minas, Itamonte, Itanhandu, Passa Quatro, Pouso Alto, São Sebastião do Rio Verde e Serranos e tem na produção de queijos a sua grande atração. Em várias propriedades rurais, o visitante tem a oportunidade de vivenciar experiências como tirar leite no curral e conhecer todo o processo de fabricação de premiados queijos artesanais de vaca e búfala.

Também há espaço para cervejas artesanais e vinhos, incluindo variedades viníferas que datam dos séculos XIV e XX. O circuito desfila, ainda, iguarias características de cada município, a exemplo de cachaças, azeites, do mel, do milho e da truta - tudo em meio ao melhor da deliciosa gastronomia mineira. Conhecer a rota permite, ainda contemplar os horizontes do Parque Nacional do Itatiaia e da Serra Fina, alguns dos principais complexos ecológicos do país.

Rota do Queijo Terroir Vertentes - Minas Gerais

O circuito envolve municípios da Trilha dos Inconfidentes, como São João del-Rei, Barbacena e Tiradentes, e proporciona uma viagem cheia de descobertas históricas em meio às raízes da produção de queijo no Campo das Vertentes. O visitante pode vivenciar a rotina dos agricultores que fabricam a iguaria, tendo contato com as tradições e técnicas utilizadas e a oportunidade de degustar os exemplares do Queijo Minas Artesanal, do Queijo Reino e de queijos finos.

Os turistas da Rota do Queijo Terroir Vertentes contam, ainda, com a possibilidade de se hospedar em algumas propriedades do roteiro e realizar atividades típicas do meio rural, como cavalgadas e a ordenha dos animais que fornecem a matéria-prima dos produtos. Outra opção é se deliciar em restaurantes típicos da tradicional gastronomia regional, que inclui, ainda, cafés especiais, doces e cachaça artesanal, entre outras atrações.

Roteiro Agroturismo - Espírito Santo

O roteiro, baseado na cidade de Venda Nova do Imigrante (ES), tem como cenário as Montanhas Capixabas, conhecidas pela natureza exuberante e um clima ameno e sedutor. A rota, repleta de traços típicos da colonização italiana, engloba propriedades agrícolas familiares, hotéis e restaurantes, entre outros, onde o turista pode provar diversas especiarias e, ainda, conhecer o processo de fabricação delas.

O recheado cardápio inclui delícias como queijos e derivados do leite, embutidos, cafés especiais, cervejas artesanais, cachaças, vinhos, massas, biscoitos, doces e a famosa polenta - ícone do município, feita com um milho específico. Também é possível conhecer a produção de socol (embutido de carne suína) e participar da fabricação caseira de massas, bem como passear em meio a parreirais destinados à confecção de sucos e vinhos.

Roteiro Caminhos do Campo - Santa Catarina

Localizada na região do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, a rota envolve 28 propriedades rurais, marcadas por traços da imigração alemã e italiana. Uma delas, o Rancho Sabores da Roça, na cidade de Presidente Getúlio, permite ao turista, rodeado por natureza, saborear um delicioso café colonial recheado de produtos elaborados no próprio local, como tortas doces e salgadas, pães, biscoitos, bolos, queijos, geleias e embutidos, entre outros.

Já no município de Chapadão do Lageado, a pedida são os vinhos orgânicos do Sítio Grah, que proporciona passeios em meio à fabricação artesanal da bebida. Em Ibirama, por sua vez, a atração fica por conta da Atafona Carlos Hajek. Na estrutura, um engenho de moer grãos movido a partir de uma roda d’água datada de 1945, o turista vivencia a experiência de acompanhar descascadores de arroz e milho na pedra.

Rota Amazônia Atlântica - Pará

Situada no Nordeste do estado, o roteiro reúne empreendimentos nas cidades de Augusto Corrêa, Bragança e Curuçá. Um deles é a Fazenda Bacuri, em Augusto Corrêa, agroindústria familiar e artesanal 100% orgânica, que proporciona vivenciar a produção, degustar e adquirir geleias, licores, mel e frutas secas. Destaque também para o passeio de canoa Perimerim em Rota, realizado por pescadores e que percorre o entorno da Ilha do Perimerim.

A rota também inclui a Fazenda Ostras da Amazônia, em Curuçá. A propriedade, rica em animais silvestres e belas florestas de manguezais conservadas, ostenta grandes bancos naturais de ostras, que podem ser degustadas no local. O turista também tem a chance de conhecer o Roteiro Retumbão, em Bragança, uma das cidades mais antigas do Pará. O município, cujo desmembramento deu origem a Augusto Corrêa, transpira cultura e história.

Roteiro Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores - Bahia

Localizada no litoral sul da Bahia, a rota envolve atividades em Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva. O roteiro proporciona experiências como visitas a plantações de açaí, cupuaçu e coco, em locais a exemplo da Fazenda Bom Sossego e do Celeiro de Alimentos, em Porto Seguro. Há também a subida do Rio Buranhém, que parte do centro de Porto Seguro e percorre áreas preservadas de mangue, falésias coloridas e propriedades rurais.

Outra atração do roteiro é a Cervejaria Artesanal Arraial d’Ajuda, na cidade de mesmo nome, onde é possível visitar a fábrica e conhecer a produção da bebida, feita em diferentes estilos e que se baseia no sabor das cervejas feitas em casa. Já no Rancho Fábio da Garota, localizado a 10 minutos do centro de Trancoso, o turista pode fazer uma cavalgada ecológica. Os passeios percorrem belas paisagens de florestas e trilhas, com vista para o Vale dos Búfalos.

Roteiro Farroupilha Colonial - Rio Grande do Sul

Situado na cidade de Farroupilha (RS), em meio às paisagens da Serra Gaúcha, o roteiro proporciona uma imersão na história dos imigrantes italianos que colonizaram o município. É o caso, por exemplo, da Casa Canjerana, hospedagem onde se pode fazer trilhas entre pinheiros e parreiras centenárias. Já no Acervo da Bea, uma residência de 1884, anfitriões exibem recordações das primeiras famílias que chegaram ao distrito de Nova Milano.

Na Casa de Cultura Sueca, por sua vez, que ocupa uma antiga fábrica de cordas de linho, é possível acompanhar o processo artesanal de elaboração do tecido, além de provar especiarias da gastronomia típica. Degustar bons vinhos também faz parte do cardápio de opções. Na Vinícola De Cezaro, o turista tem a chance de visitar a propriedade e provar um produto diferenciado, feito de uvas orgânicas, que dão origem, ainda, a sucos e espumantes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por