JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 19 de janeiro de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Gisele Barcelos CHECKLIST MUNDO 20/12/2021


Continua depois da publicidade:


Brasil emplaca destino entre melhores vilas turísticas do mundo

A Rota do Enxaimel, em Pomerode (SC), foi selecionada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores vilas turísticas do mundo. O roteiro recebeu o selo internacional Best Tourism Villages, que reconhece zonas rurais onde o turismo gera oportunidades de maneira sustentável, preservando tradições e o meio ambiente.

A cidade concorria com mais de 170 destinos de 75 países. Do Brasil, também estavam na disputa pelo título São Bartolomeu (MG) e Alberto Moreira (SP). Apenas o roteiro catarinense entrou na lista final com 41 destinos selecionados pelo ONU. Para integrar o seleto grupo, a Rota do Enxaimel precisou demonstrar que estava alinhada aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, entre os quais promover a igualdade de gênero, a produção sustentável de alimentos e o desenvolvimento econômico com oportunidades de trabalho decentes.

A candidatura vitoriosa de Pomerode destacou a presença de mulheres na liderança de negócios instalados na vila, como a proprietária da Nugali Chocolates, Maitê Lang. Também contribuíram a redução do êxodo rural como reflexo do desenvolvimento das atividades turísticas, parcerias público-privadas na promoção do turismo local, a segurança da região e a estrutura de visitação, com informações detalhadas para guiar o turista.

Destino turístico consolidado na região do Vale Europeu, Pomerode é conhecida como a cidade mais alemã do Brasil e oferece atrações para toda a família. Ali está a maior concentração de casas construídas no estilo enxaimel fora da Alemanha. São 50 num percurso de 16 km tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em reconhecimento ao valor cultural e paisagístico. Enxaimel é uma técnica construtiva trazida pelos imigrantes germânicos no século XIX em que as paredes são montadas a partir de vigas de madeira encaixadas e preenchidas com tijolos de argila.




Continua depois da publicidade


Veja também: Natal chega mais cedo no Rio Grande do Sul 

A comunidade também preserva história e costumes em dois clubes de caça e tiro, nos ritos da igreja luterana, no antigo cemitério dos imigrantes, em uma escola bilíngue (português-alemão) fundada há 150 anos, na culinária típica e no artesanato. Tudo isso na tranquilidade do interior de Santa Catarina.

Além da herança da imigração germânica, o bairro conserva áreas de Mata Atlântica com nascentes de água, ribeirões e cachoeiras. É um exemplo de destino que harmoniza atividades econômicas como turismo, agricultura e indústria à preservação dos recursos naturais e das características genuínas da localidade. A cidade também é sede do terceiro zoológico mais antigo do país, o Zoo Pomerode Bioparque, fundado em 1932.

Como visitar

O website Rota do Enxaimel e mapas impressos distribuídos em pontos estratégicos ajudam o visitante a descobrir as casas históricas, produtores de delícias como conservas, geleias, bolachas e chocolates, restaurantes e passeios pela natureza. Guias profissionais também conduzem turistas pela rota.  

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.

Continua depois da publicidade

Leia mais



DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia