CHECKLIST MUNDO

Da porteira para dentro: fazendas são nova aposta para turismo em Uberaba

O projeto pode ser impulsionado pela tendência de turismo local na fase pós-pandemia

Gisele Barcelos
Gisele Barcelos
Publicado em 06/12/2021 às 11:19Atualizado em 19/12/2022 às 01:07
Compartilhar

A força do setor rural já colocou Uberaba em lugar de destaque na agropecuária brasileira. Não é surpresa encontrar as fazendas da região nos holofotes nacionais devido à produção de grãos e gado. Porém, essas propriedades também abrigam outras riquezas naturais no meio do Cerrado. E as atrações do campo são justamente a nova aposta para o turismo na Terra do Zebu.

Com cachoeiras, paisagens verdes incríveis e fazendas centenárias que retratam um pedaço da história de Minas Gerais, as propriedades estão abrindo as porteiras para receber visitantes interessados em respirar ares diferentes e renovar as energias. O melhor é que até um simples fim de semana pode ser aproveitado para uma visita. Afinal, as atrações ficam a uma curta distância de carro.

Com a proposta de oferecer uma experiência autêntica no campo, a Fazenda Nossa Senhora de Fátima começou este mês a receber visitantes aos fins de semana. Aos sábados e domingos, das 8h às 17h, todos estão convidados para tomar um banho na Cachoeira dos Quartéis, que fica dentro da propriedade, e depois curtir música ao vivo na lanchonete instalada com vista para a queda d'água.

Por enquanto, o cardápio conta apenas com bebidas, espetinhos e pastéis, mas o idealizador do projeto, Wilson Marajó Fernandes, conta que há planos para servir também pratos da culinária típica mineira no local futuramente. Os próximos passos dependem de como será a resposta das pessoas à nova experiência.

Para acesso ao local, será cobrada uma taxa simbólico. O valor ainda não foi definido, mas será uma forma de controlar a circulação no interior da propriedade e preservar a área verde. Os recursos arrecadados serão utilizados para a própria manutenção e limpeza do espaço.

A liberação de um espaço para camping na fazenda é uma possibilidade em estudo para o futuro, mas ainda não está permitindo acampar no local. Segundo o idealizador do projeto, o importante no momento foi ter dado o pontapé inicial com a abertura das visitações no fim de semana. As próximas etapas serão estruturadas a partir de agora.

A Fazenda Nossa Senhora de Fátima fica na comunidade rural de Baixa, a cerca de 24 km do centro de Uberaba. Os visitantes podem chegar de carro ou mesmo se aventurar pelas trilhas de bike que também levam à propriedade.

A abertura da fazenda para visitação faz parte do lançamento do Circuito Regional de Turismo Rural, que tem o objetivo de atrair mais turistas para conhecer as fazendas históricas da região. A perspectiva é que novas rotas sejam criadas pelos 20 municípios que compõem o circuito. 

*Gisele Barcelos é uma jornalista viajante, apaixonada por pesquisar novos destinos e montar roteiros para aventuras pelo mundo afora. Além do conteúdo para o portal do Jornal da Manhã, é autora do blog Checklist Mundo e do instagram Checklist Mundo, onde compartilha dicas para ajudar todo mundo a viajar mais e melhor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por