CHECKLIST MUNDO

6 lugares para acampar no Brasil e driblar a pandemia

Campings podem ser alternativa para descansar e curtir um cenário diferente, sem colocar a saúde em risco

Gisele Barcelos
Publicado em 21/12/2020 às 06:50Atualizado em 19/12/2022 às 05:41
Compartilhar

Enquanto aglomerações continuam não sendo recomendadas, encontrar um lugarzinho no meio do nada para montar uma barraca e apreciar a natureza pode ser justamente a resposta para os viajantes que desejam sair de casa nas férias.

E o melhor: mesmo quem nunca se aventurou tem opções para viver essa experiência uma vez na vida. A verdade é que hoje camping não significa mais necessariamente passar por perrengues. Pelo contrário! Acampar pode ser sinônimo de muita infraestrutura.

Existem campings de todos os tipos. Desde os mais simples, que contam apenas com as tradicionais áreas comuns compartilhadas, até aqueles cuja área de lazer parece a de um parque de diversões! Sem contar os glampings (glamour + camping), hospedagens que oferecem um serviço de acampamento de luxo.

Para ajudar a organizar essa aventura, reunimos aqui seis alternativas de campings no Brasil para atender ao estilo de diferentes viajantes. Confira qual é a melhor para você e coloque sua mochila nas costas.

Serra do Cipó (MG)

A apenas 90 quilômetros de Belo Horizonte, a serra do Cipó é um dos lugares mais alucinantes do Brasil para se acampar: a estrutura geológica pré-cambriana, a diversidade vegetal e a típica hospitalidade mineira tornam esse lugar muito especial. A não ser que você esteja percorrendo alguma trilha, é proibido acampar dentro do Parque Nacional do Cipó. 

No entanto, os amantes da natureza em estado bruto têm boas opções para pernoitar nas redondezas. Uma indicação é o camping Véu da Noiva (com banheiros, luz elétrica e chuveiros quentes), no distrito de Cardeal Mota, principal ponto de apoio para os visitantes da serra. 

Itu (SP)

Se a ideia for dar uma escapada de final de semana em família, as cidades do interior de São Paulo são excelente pedida. Itu, a “cidade onde tudo é grande”, fica a apenas 1h30 da capital. Mas sabe qual é a melhor parte? Os diversos campings de excelente infraestrutura que estão aqui localizados.

Além das comodidades básicas para barracas e motorhomes, os campings de Itu oferecem muito mais. Espere encontrar piscinas, cascata, sauna, pesqueiro, playground, restaurante e por aí vai.

Iporanga (SP)

Você já ouviu falar no PETAR? Essa é a sigla para Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira. Trata-se de uma área preservada de Mata Atlântica, repleta de cavernas e cachoeiras, no sul do estado de São Paulo. Iporanga, principal cidade que dá acesso ao parque, abriga o primeiro glamping do Brasil.

O Glamping Mangarito oferece acomodações em bangalôs suspensos em meio à natureza. No entanto, a cama é king size e, dentre os serviços ofertados, está massagem e jacuzzi. Nada mal, não é?

Cumuruxatiba (BA)

Cumuruxatiba ou Cumuru, como é mais conhecida, é um vilarejo localizado no Extremo Sul do estado da Bahia, na Costa das Baleias, região que abriga o maior e também mais diversificado recife de corais do Atlântico Sul.

Mar sem ondas, brisa constante, coqueiros e falésias. O vilarejo de Cumuruxatiba tem um pouco mais de quatro mil habitantes e apesar do desenvolvimento turístico, conserva a tranquilidade de uma vila de pescadores.

O camping Aldeia da Lua, de frente para o mar, é uma das opções que oferece infraestrutura para quem quiser acampar no local.

Ilha Grande (RJ)

A Praia Brava das Palmas fica localizada na Enseada de Palmas, uma área da Ilha Grande de pouca atividade turística. Para chegar até a Praia Brava é preciso caminhar por uma trilha de 1:30 ou tomar um barco na Vila de Abraão, o percurso dura cerca de 15 minutos.

Mar transparente, areia dourada e redes. A Praia Brava está próxima da Praia Lopes Mendez, que é considerada uma das praias mais lindas do mundo. O lugar é ótimo para deitar na rede e relaxar em frente ao mar. Para se acomodar no local, uma alternativa é o camping Cabanas Paraiso, que fica totalmente pé na areia.

Serra Fluminense (RJ)

Subir em direção à serra carioca é sempre uma possibilidade quando se quer escapar do agito do Rio de Janeiro. Nova Friburgo, destino ideal para visitar no inverno, reúne os serviços necessários de uma cidade de porte médio. Porém, é nos distritos e nas cidadezinhas do entorno que estão os lugares para acampar.

Em Lumiar, distrito rústico conhecido pelas cachoeiras e pela prática de esportes aquáticos, estão o Camping Cantinho Doce e o Camping Toca da Onça. Já no distrito de Amparo fica o Camping Canto da Siriema.

*Gisele Barcelos é uma jornalista viajante, apaixonada por pesquisar novos destinos e montar roteiros para aventuras pelo mundo afora. Além do conteúdo para o portal do Jornal da Manhã, é autora do blog Checklist Mundo e do instagram Checklist Mundo, onde compartilha dicas para ajudar todo mundo a viajar mais e melhor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por