CHECKLIST MUNDO

Vamos fugir? 4 ilhas (quase) desertas para curtir no Brasil

Ficar ilhado em um lugar paradisíaco pode ser a opção ideal para aproveitar as férias de verão e escapar do tumulto

Gisele Barcelos
Publicado em 14/12/2020 às 06:38Atualizado em 18/12/2022 às 11:26
Compartilhar

Em meio à pandemia de coronavírus, fugir para uma ilha deserta pode ser a solução perfeita para garantir alguns dias de descanso e evitar aglomerações no período das férias de verão. O melhor é que diversos refúgios podem sem encontrados sem precisar sair do Brasil. De Norte a Sul do país, ainda há muitos oasis que permanecem desconhecidos da maioria dos viajantes e são o destino ideal para quem busca isolamento. Confira quatro destinos fora do radar para curtir uma viagem tranquila:

Abrolhos

O arquipélago dos Abrolhos, na Bahia, é perfeito para quem quer conhecer a vida marinha de perto. Descoberto em 1503, é um dos melhores pontos do mundo para o mergulho, onde as águas cristalinas convidam todos a explorar a fauna e os corais. Cinco ilhas vulcânicas formam o local, repleto de vegetação e piscinas naturais onde vivem tartarugas e baleias. 

O acesso é feito por embarcações com passeios geralmente diários, além de opções com pernoite no barco. O desembarque ocorre na ilha Siriba, com opções de trilhas ecológicas e belas praias. 

Ilha do Cardoso

A Ilha do Cardoso é conhecida por reunir algumas das melhores e mais preservadas praias do litoral de São Paulo.  Próxima a Cananeia, a 216 km da capital paulista, mistura ecossistemas (manguezais, restingas, florestas), guarda ruínas coloniais, muitas trilhas e praias desertas. 

Escondida, a praia da Laje traz à tona a formação de piscinas naturais que fazem a alegria daqueles que percorrem 10 km de trilha. O mesmo acontece nas praias Ipanema, Fole Grande e Fole Pequeno.

No verão, o acesso é permitido a 1.100 pessoas. Por isso, o ideal é organizar a viagem com antecedência para garantir a estadia.

Guajiru

Localizado em Itarema, no Ceará (a cerca 220 km de Fortaleza), Guajiri ainda é pouco explorado por brasileiros. Para os apreciadores de kitesurf, o local é uma ótima opção para a prática do esporte, com condições de vento e lagoa perfeitas. 

O clima tropical, a paisagem formada pela vegetação e as vilas de pescadores, as praias de areias claras e o mar com águas verde-esmeralda deram a essa ilha o apelido de Cancún cearense.

Com baixa densidade de turistas, Guajiru é para aquele turista que gosta de desbravar destinos emergentes. Ele se encanta de imediato quando vê a longa faixa praiana, a barra com coqueiros e o lago cristalino no meio, entre a península e o continente.

Para visitar Guajiru, o melhor lugar para se hospedar é Trairi, que já foi descrito no clássico literário “Iracema”, de José de Alencar. É a melhor referência em boas pousadas e tem até um resort com toque indiano, o Zorah Beach.

Ilha do Caju 

Localizado entre os estados do Maranhão e do Piauí, o delta do Parnaíba reúne uma paisagem singular de canais, ilhas e igarapés, misturando mangues, dunas, lagoas, prainhas e florestas que ocorrem os passeios de lancha. É nesse cenário que estão as ilhas Caju e das Canárias, uma ótima pedida para os viajantes em busca de imersão na natureza.

Em frente à Caju, o plus é contemplar a revoada dos guarás, pássaros de coloração vermelha que, no final de tarde, se recolhem na copa das árvores. Silenciosas, as aves chegam solitárias ou em bando, aos poucos. 

*Gisele Barcelos é uma jornalista viajante, apaixonada por pesquisar novos destinos e montar roteiros para aventuras pelo mundo afora. Além do conteúdo para o portal do Jornal da Manhã, é autora do blog Checklist Mundo e do instagram Checklist Mundo, onde compartilha dicas para ajudar todo mundo a viajar mais e melhor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por