CIDADE

Chuva do fim de semana normaliza abastecimento de água na cidade

Melhora significativa para a vazão do rio Uberaba fez com que os Centros de Reservação voltassem às suas plenas capacidades, regularizando a distribuição hídrica

Publicado em 02/10/2017 às 15:26Atualizado em 16/12/2022 às 10:07
Compartilhar

 A quantidade de chuva que caiu no município desde sexta-feira resultou em uma melhora significativa para a vazão do rio Uberaba, já percebida desde a manhã do último sábado (30) na Estação de Captação do Codau. O abastecimento voltou a ser normalizado desde então, com todos os Centros de Reservação em plena capacidade e distribuindo água regularmente para a cidade.

 Se as precipitações pluviométricas continuarem em volume constante, a situação tenderá para a recuperação total da vazão, colocando fim ao estresse hídrico do rio Uberaba, verificado desde junho, quando as últimas chuvas caíram na região. Entre sexta-feira (29) e hoje (02), a precipitação registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi de 40,2 mm.

 No domingo, dia 1º de outubro, o Codau desligou o sistema de transposição do rio Claro, que esteve em operação desde o dia 11 de agosto, portanto, acionado ao longo de 52 dias. Há previsão de novo período de reduzidas chuvas. Por isso, o Codau manterá o sistema de transposição ainda montado no rio Claro, tendo em vista boletim climatológico* divulgado pelo Inmet para o trimestre outubro/novembro e dezembro que indica probabilidades de atraso no início da estação chuvosa na grande área central do Brasil. O relatório não descarta a possibilidade de eventos extremos, bem como grande variabilidade temporal das chuvas no centro-sul do Brasil.

 A direção do Codau não deixa de orientar a população para que adote permanentemente os hábitos de economia de água, em especial ações diárias de combate ao desperdício, que devem ser uma meta do ano todo e não somente no período da seca.

 *Previsão por consenso elaborada pelo INPE/CPTEC, INPE/CCST, INPA e CEMADEN, com a colaboração de meteorologistas do INMET, FUNCEME e Centros Estaduais de Meteorologia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por