JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 18 de janeiro de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

GULLIT PACIELLE

Continua depois da publicidade



Departamento de Futebol

Ficou provado que, os jogadores indicados por Belarmino não deram certo e o diretor...

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

Última atualização: 13/04/2012 - 11:01:22.

Conclusão

Não é corpo mole, falta de dedicação ou vontade que explica a campanha do Uberaba Sport Club no Campeonato Mineiro. Depois de ouvir os dirigentes do clube, conselheiros e até colegas da crônica esportiva chego a algumas conclusões.

Ditadura


O departamento de Futebol não pode ficar centralizado em uma ou duas pessoas. O time do USC foi montado pelo diretor de Futebol Ernani Nogueira e o técnico Nenê Belarmino. Ficou provado que, os jogadores indicados por Belarmino não deram certo e o diretor de Futebol não conseguiu repor as peças necessárias. O planejamento não funcionou e a diretoria executiva falhou ao não perceber o erro a tempo de corrigi-lo.

Erro I

Quando o planejamento falha, as coisas dentro de campo tendem a não funcionar. É notório que o time é ruim tecnicamente. É fato que esse time não tem liderança dentro e fora campo. É verdade também que o elenco do Colorado não consegue jogar 90 min. Nas derrotas, ficou evidente que o time cansa e se entrega para o adversário.

Erro II


A falta de estrutura do clube tem uma parcela de culpa no resultado. Pra começar, todos os treinos começam em um horário diferente. Todas as atividades são nos campos amadores da cidade e poucos deles possuem condições de receber treinos de uma equipe profissional. Na pré-temporada, quando chovia, o time treinava em quadra de futsal.

Contratações

Na época do Michael Robin, todos os dias eram apresentados uma leva de jogadores. Aconteciam reuniões diárias e o diretor de Futebol Ernani Nogueira batia de frente com Robin. Muitos dos atletas indicados pelo ex-sonhador (Robin) eram demitidos por Nogueira. Desta vez, os jogadores indicados por Belarmino não foram mandados embora e consequentemente não corresponderam.


Vamos aplaudir a campanha do USC

De acordo com o presidente do USC, Luiz Humberto Alves Borges, a “pressão da imprensa e da torcida podem ter atrapalhado a parte psicológica do grupo”. Acredito que o presidente deva ter se arrependido do que disse. Ora, se jogadores profissionais não estão preparados para receber críticas, eles não podem continuar na profissão. Será que eles queriam uma imprensa que batesse palma para um time que possui 20% de aproveitamento no Campeonato Mineiro.

Deuses do futebol


No futebol tudo pode acontecer. Mesmo se o clube permanecer na elite do futebol de Minas Gerais, não tiro nenhuma linha do que foi escrito acima. Os erros aconteceram e não podem se repetir. Seja no Módulo I ou II. Como diria o técnico Paulo Cezar Catanoce: “Vamos torcer para os deuses do futebol estarem de plantão no jogo do Uberaba”.

Taça Minas Gerais

Disputar ou não a Taça Minas Gerais, eis a questão. Se afetar no investimento da equipe no ano de 2013, prefiro que o USC fique parado por mais uma temporada. Se não atrapalhar, um time profissional não pode disputar apenas 11 partidas no ano. Digo isso porque, em outras temporadas, as cotas de patrocinadores tiveram que ser antecipadas para arcar dívidas da Taça Minas Gerais.

Oposição em ação

O mandato do presidente do USC, Luiz Humberto Alves Borges termina no final de 2013. Depois de muitos anos, o clube não tinha um Conselho Deliberativo atuante. Conforme estatuto, Borges não poderá se reeleger. Torço muito para que haja chapa competente da situação e da oposição. Dentro do conselho, há aqueles que gostam da atual forma de administração, porém, há aqueles que discordam da forma de gerir o clube.

Pra cima deles Sapo

Amanhã é o grande clássico do Módulo II. O Mamoré recebe a URT, no estádio Bernardo Rubinger de Queiroz, a partir das 16h. O Sapo joga pelo empate, já o chuvisco azul, precisa vencer para passar à próxima fase. Tecnicamente, o Mamoré é superior, porém, clássico é clássico e tudo pode acontecer. Paz.


Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia