Audiência para discutir projeto da represa do rio Uberaba é adiada
Audiência pública para discutir projeto da represa no rio Uberaba foi adiada. O evento estava marcado inicialmente para o dia 5 de outubro
Foto/Sandro Neves
Atual barragem existente no rio Uberaba não é suficiente para armazenar água para o período de seca, colocando o abastecimento em risco
Audiência pública para discutir projeto da represa no rio Uberaba foi adiada. O evento estava marcado inicialmente para o dia 5 de outubro, mas foi remanejado para 16 de outubro. A nova convocação foi publicada no Porta-Voz que entrou em circulação neste fim de semana. No comunicado, o Codau também informou que o relatório de controle ambiental e o plano de controle ambiental já estão disponíveis para análise dos interessados. O material pode ser retirado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente a partir desta semana.
A licença prévia da represa já foi solicitada e aprovada pelo Conselho no mês passado. O documento foi emitido no dia 2 de agosto e tem validade até 2021, conforme publicação feita no último Porta-Voz. No entanto, a emissão da licença de instalação para início da obra agora depende da realização da audiência pública, agendada por recomendação do promotor Carlos Valera.
O representante do Ministério Público apresentou questionamentos sobre o projeto e solicitou esclarecimentos sobre a localização da represa em reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente. Os técnicos do Codau não estavam presentes para responder às questões e os conselheiros adiaram a decisão sobre o licenciamento. Na reunião, o promotor sugeriu a realização da audiência pública antes da emissão da licença de instalação da obra. A proposta foi acatada pelos demais conselheiros.
A previsão do Codau é começar as obras da represa ainda no segundo semestre deste ano. O presidente da autarquia, Luiz Guaritá Neto, afirma que já está com equipes mobilizadas para realizar a montagem do canteiro de obras e os serviços iniciais para a preparação do terreno, porém aguarda a finalização do processo de licenciamento para dar início ao serviço.
Para a implantação da barragem, a obra foi dividida em seis lotes. A meta era publicar em agosto os primeiros editais para a execução dos serviços iniciais, o que não se concretizou até o momento. Após a autorização para início da construção, o prazo estimado de execução da obra é de 18 meses. O investimento previsto para a construção da represa é de R$26,3 milhões.
Leia mais
- Bolsonaro diz que vetará pena maior para crimes contra a honra na Internet
- Uberabenses se formam em capacitação para entrada na política nas eleições de 2020
- Apenas 5,2% das prefeituras do país devem atrasar o pagamento do 13º
- Cidade Vigiada aguarda entrega de câmeras para entrar em funcionamento
- Piau deve retomar negociação com Estado para o repasse de imóveis
- Justiça determina que a Codau desconte mensalidade sindical e repasse ao Sindae
- Maiores de 18 anos são obrigados a ter título de eleitor e votar em 2020
- Uberaba receberá R$ 455 mil para realizar cadastros no SUS
- Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos terá audiência pública em 22 de janeiro
- Complexo de esportes Murilo Pacheco, perto do Fórum, será inaugurado hoje