POLÍTICA

Vereadores não querem cobrança da taxa de lixo atrelada à conta de água

Gisele Barcelos
Publicado em 11/08/2022 às 22:42Atualizado em 18/12/2022 às 21:13
Compartilhar

Foto/Rodrigo Garcia/CMU

Vereador Marcos Jammal apresentou o requerimento aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal de Uberaba

Vereadores solicitaram à Prefeitura que apresente um modelo alternativo para cobrança da taxa de coleta de resíduos sólidos em Uberaba. Um requerimento foi aprovado esta semana na Câmara Municipal e contestou o cálculo atrelado à conta de água que deverá ser adotado a partir do ano que vem.

De autoria do vereador Marcos Jammal (MDB), o documento solicita que a prefeita Elisa Araújo desenvolva um modelo para a cobrança isolada da taxa de coleta de resíduos sólidos, não atrelando o valor ao consumo de água.

O parlamentar argumentou em plenário que o cálculo atrelado à conta de água poderá acarretar variações no valor pago mês a mês da taxa de coleta de lixo, inclusive resultando em situações injustas para contribuinte.

Jammal exemplificou que um problema de encanamento no imóvel poderia originar vazamentos não identificados de imediato, levando a um aumento no consumo de água e, consequentemente, elevar o valor cobrado da taxa de lixo.

Além disso, o vereador questionou que o cálculo atrelado ao consumo de água não seria justo, porque existem estabelecimentos comerciais que geram mais lixo e têm baixo consumo de água. “Um restaurante usa pouca água em comparação ao tanto de lixo que produz. É justo pagar um valor menor ou maior?”, citou.

Outro ponto mencionado pelo parlamentar é em caso de inadimplência. “Se essa tarifa estiver atrelada à conta de água e a pessoa não der conta de pagar, aí como vai ser feito? A pessoa vai conseguir pagar só uma parte, pode optar como será a cobrança?”, disse.

Jammal manifestou que a Prefeitura precisa ter sensibilidade para analisar os pormenores antes de tomar uma decisão sobre o novo formato de cobrança da taxa de lixo em Uberaba. “Já que vai ser feita em separado do IPTU, que seja criada uma tarifa exclusiva para isso. Meu sonho era que tivesse uma tarifa única com o valor de iluminação pública e da coleta de lixo, um único tributo municipal para isso”, finalizou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por