POLÍTICA

Município prorroga contrato do lixo por um ano e dá aumento de 6,6%

Gisele Barcelos
Publicado em 04/12/2021 às 15:07Atualizado em 19/12/2022 às 01:09
Compartilhar

Foto/Arquivo

Sem avanço da PPP para o gerenciamento regional dos resíduos sólidos, a Prefeitura prorrogou contrato com a Lara para a coleta de lixo

Sem avanço em PPP para o gerenciamento regional dos resíduos sólidos, a Prefeitura prorrogou por 12 meses o contrato com a Lara Central para a coleta e tratamento de lixo. Desta forma, a empresa deverá permanecer até 31 de outubro de 2022 à frente do serviço em Uberaba.

Além da extensão do prazo, o município também concedeu reajuste no valor do contrato. O índice concedido foi de 6,63%, referente à variação do IPCA no período de julho de 2020 a julho de 2021. Isto representará um incremento de R$154.070,60 mensais, totalizando cerca de R$1,8 milhão no prazo de um ano.

A prorrogação com a Lara Central de Tratamento ocorreu após questionamentos na Justiça emperrarem a licitação para o gerenciamento regional do lixo. O processo conduzido pelo Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional) envolvia a prestação dos serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente adequada de resíduos sólidos domiciliares (RDO) em oito cidades da regiã Uberaba, Sacramento, Conceição das Alagoas, Campo Florido, Delta, Água Comprida, Veríssimo e Planura. 

A concorrência, inicialmente, estava prevista para ser aberta em março na Bolsa de Valores de São Paulo, mas acabou paralisada por ações impetradas por empresas interessadas no contrato.

Depois do imbróglio, o consórcio chegou a anunciar o lançamento de um novo edital ainda este ano para selecionar empresa que prestaria o serviço para Uberaba e outras sete cidades da região, mas nada foi concretizado até o momento. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por