POLÍTICA

Uberaba pode ter cobertura 5G ampliada ainda este ano

Gisele Barcelos
Publicado em 02/12/2021 às 18:25Atualizado em 18/12/2022 às 17:22
Compartilhar

Uberaba pode ter cobertura 5G ampliada ainda este ano. A informação é do ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD), que participou nesta quinta-feira (2) do lançamento oficial da nova tecnologia na cidade. O leilão do 5G foi concluído em novembro, mas as empresas vencedoras do processo ainda aguardam a assinatura de contratos.

De acordo com o ministro, os contratos com as operadoras vencedoras do leilão do 5G devem ser assinados no dia 14 de dezembro. A partir da data, Faria afirma que as empresas já poderão começar a instalação das antenas comerciais nas cidades.

Inserida em projeto-piloto do Ministério das Comunicações, Uberaba por enquanto tem apenas uma antena provisória instalada no IFTM para atender projetos de inovação voltados para o agronegócio. A previsão é que antenas comerciais sejam instaladas na cidade até o fim de dezembro.

Presente ao evento, o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes (PSD), adiantou que a previsão é que as antenas comerciais do 5G já estejam instaladas antes do Natal, até 23 de dezembro, em Uberaba.

O cronograma não foi confirmado por representantes da Algar Telecom, que arrematou sete lotes na região no leilão do 5G. O presidente da empresa, Jean Carlos Borges, posicionou que há motivação para que Uberaba seja uma das primeiras cidades a colocar a tecnologia em operação, mas não especificou datas. “Temos já uma infraestrutura instalada nessa região. Estamos trabalhando com bastante afinco desde antes do leilão. Quem sabe conseguimos estar com 5G em funcionamento antes do Natal”, salienta.

Segundo o presidente da Algar, a implantação da nova tecnologia deve ser feita por etapas e de forma gradativa. “Para cobrir toda uma cidade e região, precisa de muitas antenas. Não é possível começar com 100% e nem em todas as cidades. Pretendemos iniciar o quanto antes com uma cobertura de 30% a 40% e ir expandindo ao longo ano que vem e dos próximos anos até chegar 100%”, finaliza.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por