POLÍTICA

Sem acordo, motoristas do transporte coletivo podem entrar em greve amanhã

Situação foi informada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo Urbano de Passageiros, Roberto Alexandre Vieira

Gisele Barcelos
Publicado em 23/09/2021 às 07:02Atualizado em 18/12/2022 às 16:01
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Roberto Alexandre Vieira disse que as empresas já foram notificadas da greve e, a partir desta sexta-feira, motoristas podem parar a qualquer momento

Sem acordo com as empresas de ônibus, motoristas podem entrar em greve a partir desta sexta-feira. A questão, entretanto, ainda depende de resultado de audiência que acontecerá hoje na Justiça do Trabalho. A situação foi informada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Uberaba (Sintracol), Roberto Alexandre Vieira, que participou ontem de sessão na Câmara Municipal.

Na reunião com vereadores, o sindicalista citou que a categoria está disposta a abrir mão do aumento real e aceitar apenas o índice de 9,84% para a recomposição da inflação no período, porém, até agora, as concessionárias de ônibus só ofereceram um percentual de 5% este ano e mais 2% a partir de janeiro de 2022.

Devido ao impasse nas negociações salariais, o assunto desaguou na Justiça do Trabalho e uma audiência de mediação está marcada nesta quinta-feira entre as partes. No entanto, o líder sindical ressaltou que nenhuma contraproposta inferior a 9,84% será aceita. “Qualquer proposta menor que o índice inflacionário não vamos aceitar e a categoria fará paralisação”, disse.

Após o questionamento da greve na Justiça pelas empresas, foi determinado que sejam mantidos 60% da frota de transporte coletivo em circulação. De acordo com o presidente do Sintracol, caso não haja acordo na audiência, o critério será obedecido pela categoria.

Considerando que 90 ônibus estão atualmente em operação, o sindicalista explicou que isso representaria 54 veículos circulando e 46 parados na garagem. Ele não informou as linhas que podem ser afetadas se a greve for realmente deflagrada pela categoria.

Questionado, Roberto não confirmou se a paralisação da categoria já começaria na madrugada de amanhã. Segundo ele, o melhor dia será definido depois da audiência com as empresas de transporte coletivo. “As empresas já foram notificadas da greve e a partir de sexta-feira (24) podemos parar a qualquer momento [se não avançar a negociação]”, finalizou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por