POLÍTICA

Professores devem estar totalmente imunizados até metade de setembro, diz secretária

Gisele Barcelos
Publicado em 02/08/2021 às 14:27Atualizado em 18/12/2022 às 15:16
Compartilhar

Professores da rede municipal devem estar imunizados com duas doses da vacina contra a Covid-19 até a segunda quinzena de setembro. A estimativa é da secretária municipal de Educação, Sidnéia Zafalon, que detalhou ontem o plano de retomada das aulas presenciais.

As turmas de Pré-II, do 5º ano do Ensino Fundamental e do EJA voltam às escolas a partir desta quarta-feira (4). Já os estudantes do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental retornam no dia 16 de agosto. Os alunos mais velhos, do 6º ao 9º ano, somente a partir de 1º de setembro.

Questionada, a titular da pasta esclareceu o motivo de os alunos mais velhos serem os últimos a retornarem presencialmente. Segundo ela, o cronograma de volta às aulas foi organizado observando o volume de servidores envolvidos, e não o número de estudantes.

Com isso, foi estabelecido que o último grupo a retornar às escolas será o das turmas de 6° ao 9° ano. “Deixamos essa faixa etária por último por envolver um número maior de profissionais. A quantidade de alunos é bem menor, mas temos mais servidores porque existem professores para cada conteúdo específico, como Português, História, Matemática, Geografia e assim por diante”, ressalta.

De acordo com a secretaria, a organização dará prazo para avançar na aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Ela avalia que uma grande parte dos educadores já deve ter o reforço ao longo deste mês. “No final de agosto, antes do retorno do pessoal do último grupo, nós já teremos um grande número de servidores tendo recebido a segunda dose. São as pessoas que têm comorbidades, os servidores com mais de 60 anos, os educadores físicos e outros conforme os grupos prioritários”, ponderou.

A previsão da secretaria é concluir em setembro a imunização com duas doses de todos os profissionais da Educação na rede municipal, uma das reivindicações dos sindicalistas para o retorno presencial. “Até a segunda quinzena de setembro, nós teremos nosso grupo todo imunizado”, finaliza.

Sistema remoto é mantido e famílias podem optar se enviam filhos às escolas

O plano de retomada assegura às famílias o direito de escolherem se enviarão ou não os filhos para as escolas. O sistema remoto será mantido para os estudantes que não comparecerem presencialmente. 

Conforme o planejamento da Secretaria de Educação, o retorno será híbrido. Desta forma, a carga horária diária será composta por três horas/aula com a presença do aluno na unidade de ensino e duas horas/aula serão no formato virtual.

Para as turmas do Pré, não haverá revezamento, porque o quadro de professores da rede municipal foi remanejado e haverá condições de atender todos os estudantes. Já no caso do Ensino Fundamental, as turmas serão divididas em dois grupos e foi definido um revezamento semanal alternado. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por