POLÍTICA

Ao final da 1ª dose em adultos, Brasil vacinará adolescentes de 12 a 18 anos

Gisele Barcelos
Publicado em 31/07/2021 às 15:51Atualizado em 18/12/2022 às 15:14
Compartilhar

Após aplicação da primeira dose da população adulta, o Brasil começará a vacinar jovens de 12 a 17 anos contra Covid-19. A prioridade será para adolescentes portadores de comorbidade, conforme nota conjunta do Ministério da Saúde com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A imunização do público entre 12 e 17 anos ocorrerá quando for concluída a distribuição de vacinas suficientes para aplicar, pelo menos, a primeira dose em toda a população adulta vacinável.

Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, declarou na última semana que os adolescentes de 12 a 17 anos devem começar a ser vacinados contra a Covid-19 a partir de setembro, em todo o país. “A nossa expectativa é atingir a população acima de 18 anos vacinada até o fim de agosto, começo de setembro. A partir daí, vêm os abaixo de 18 anos. As decisões são tomadas com base em evidências científicas, no momento epidemiológico que vivemos”, disse.

Atualmente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso do imunizante Pfizer para aplicação de adolescentes. No entanto, os menores ainda não haviam sido incluídos no Programa Nacional de Imunizações (PNI), o que fez com que cada cidade tomasse decisões diferentes. 

Entretanto, também na última semana, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que inclui crianças e adolescentes com deficiência permanente ou com comorbidade como grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19.

Adiantamento. Após a distribuição da primeira dose para a população adulta, a nota conjunta também estabelece que será analisada a redução do intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina Covid-19 da Pfizer. O estudo foi realizado com base em evidências científicas apresentadas nas discussões da Câmara Técnica Assessora de Imunizações. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por