POLÍTICA

Ministro da Costa do Marfim diz que levará o know-how do agro de Uberaba para seu país

Da Redação
Publicado em 24/07/2021 às 07:43Atualizado em 19/12/2022 às 02:42
Compartilhar

Comitiva da Costa do Marfim, composta pelo ministro de Recursos Animais e Pesqueiros, Sidi Tiémoko Toure, e o encarregado de Negócios da Embaixada da Costa do Marfim, Lamine Kante, cumpriu agenda em Uberaba nessa sexta-feira. Visando conhecer as potencialidades do agronegócio, eles estiveram no Assentamento Dandara, onde há um rebanho de búfalos.

O produtor Ricardo Alves Bento apresentou o projeto de criação de bubalinos e toda a produção do leite e derivados. A extensionista de Bem-Estar Social da Emater, Regina Célia Marins, explicou sobre a importância do projeto para o Assentamento Dandara, que recebe toda assessoria técnica. Em seguida, o grupo esteve na Fazenda São Geraldo, da Organização Mário Franco. Eles foram recepcionados pelo empresário Luiz Carlos Franco.

No local, onde foi realizada uma pequena solenidade, o grupo conheceu de perto as raças zebuínas e a história de Uberaba no agronegócio brasileiro. Também tiveram oportunidade de visitarem a floresta de eucaliptos onde é desenvolvido o projeto de integração entre o gado e a floresta.

Daniel Franco ressaltou que o Brasil é um parceiro dos países da África, em especial da Costa do Marfim, e Uberaba está à disposição para apresentar as técnicas do agronegócio. “A partir da agropecuária, conseguimos mudar uma nação”, ressaltou.

O ministro de Recursos Animais e Pesqueiros afirmou que o Brasil é uma potência e vai levar ótimas impressões de Uberaba, em especial todo o know-how voltado para o agronegócio, desde a criação de gado à genética animal, através dos centros de referência de inseminação artificial animal.

O secretário do Desenvolvimento do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani, representou a Prefeitura de Uberaba. “O agronegócio é o que a cidade tem de melhor. É uma tradição”, destacou.

A comitiva também esteve na empresa Alta Genética e no Instituto Daniel Franco para conhecer os trabalhos sociais da Oscip, principalmente voltado para a internacionalização da Educação. O superintendente da ABCZ, Jairo Borges, participou desta agenda.

A partir desta visita, o IDF vai firmar termo de cooperação técnica com a Costa do Marfim para estabelecer a troca de tecnologia e experiências voltadas para o agronegócio. Uma nova agenda para dar andamento a esta articulação acontecerá em agosto, em Brasília (DF).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por