POLÍTICA

Saúde estuda descentralizar vacinação da Covid em julho

A utilização das Unidades de Saúde para imunizar contra a Covid somente seria possível após o fim da campanha de vacinação da gripe

Gisele Barcelos
Publicado em 15/05/2021 às 16:14Atualizado em 19/12/2022 às 03:45
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Atualmente, a vacinação é realizada em três pontos, sem a perspectiva de abertura de novos, até que se encerre a campanha da gripe

Vacinação contra Covid-19 em Uberaba pode ser descentralizada para unidades básicas após o fim da campanha de imunização da gripe em julho, mas depende de aumento da quantidade de doses disponibilizadas pelo Estado. A informação é da secretária adjunta de Saúde, Valdilene Rocha Costa Alves.

De acordo com a adjunta, a possibilidade de descentralizar a vacinação da Covid para os bairros já vem sendo analisada, porém, não é uma medida viável em paralelo com a campanha da Influenza. “São duas campanhas grandes. Se nós colocarmos a vacinação da Covid também dentro das unidades de saúde vai gerar uma aglomeração nas unidades e não tem como mantermos distanciamento nos locais”, salienta.

Além disso, Valdilene ressalta que outra preocupação da Secretaria Municipal de Saúde é evitar erros na hora da aplicação dos imunizantes. Ela lembra que no Estado de São Paulo houve registro de pessoas que receberam a vacina de Covid-19 equivocadamente, por causa da troca de frascos. “Os frascos [da vacina de Influenza e de Covid] são muito parecidos. Para evitar essas situações, optamos por manter a imunização da Covid só nos drives”, salienta.

Antes do início da campanha da Influenza, a secretária adjunta argumenta que não havia condições de descentralizar a vacinação de Covid porque o estoque de imunizantes repassado ao município foi pequeno nos meses anteriores. “A quantidade de doses de vacina que nós recebemos da Covid-19 até então também ainda não é suficiente para distribuirmos em todas as unidades que têm sala de vacinação”, posiciona.

Com o encerramento da campanha da Influenza em julho, a secretária adjunta acredita que pode ser mais fácil avançar com descentralização da imunização contra o coronavírus para os bairros. A adjunta espera que, a partir de julho, o fornecimento de imunizantes contra Covid-19 deverá tornar-se regular para distribuir às unidades básicas.

Por enquanto, a vacinação contra Covid-19 está concentrada em apenas três pontos: Funel, Cemea Boa Vista e Shopping Uberaba. Com isso, em determinados horários ou dias da semana, há registro de filas para o atendimento dos grupos prioritários.

Questionada, Valdilene descartou a abertura de mais drives em outras regiões da cidade. Segundo ela, não haveria profissionais para ampliar os locais de atendimento. “A equipe ainda é muito reduzida e nós precisamos manter [o atendimento] apenas nesses pontos por enquanto”, encerra.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por