POLÍTICA

Uberabenses escolhem hoje se Elisa ou Tony será prefeito (a)

Se mantida a tendência do primeiro turno, mais de 160 mil uberabenses devem votar para a escolha de quem vai gerir a cidade nos próximos quatro anos

Publicado em 29/11/2020 às 08:20Atualizado em 18/12/2022 às 11:00
Compartilhar

Elisa Araújo e Tony Carlos disputam o segundo turno das eleições em Uberaba neste domingo 

Eleitores de Uberaba e de outras três cidades mineiras retornam às urnas neste domingo (29) para definir o próximo prefeito ou prefeita nas eleições municipais. Se mantida a tendência do primeiro turno, mais de 160 mil uberabenses devem votar e escolher entre Elisa Araújo (Solidariedade) e Tony Carlos (PTB) para o comando do Executivo a partir de 2021.

O uso de máscara continua sendo obrigatório para a entrada dos locais de votação em função da pandemia de coronavírus. A Justiça Eleitoral também manteve o horário estendido de votação, com abertura das seções a partir das 7h da manhã este ano.

Em Uberaba, 225.412 eleitores estão aptos a comparecer às urnas hoje. No entanto, se for seguido o mesmo índice de abstenção observado no primeiro turno, apenas 73,36% deverá votar neste domingo. Isso representa um total 165.362 votos e 60.050 abstenções. Em anos anteriores, a cidade tinha, no máximo, 15% de abstenção.

Por outro lado, o percentual de votos brancos e nulos foi menor no primeiro turno das eleições 2020. Enquanto em pleitos anteriores o índice girava entre 15% e 20%, apenas 8,94% dos eleitores não escolheram nenhum dos candidatos no dia 15 de novembro. Com isso, houve um total de 150.575 votos válidos em Uberaba. 

Devem votar os eleitores entre 18 e 70 anos. O período das 7h às 10h será preferencial para eleitores a partir dos 60 anos, que terão prioridade nas filas e no atendimento nos locais de votação. A votação será encerrada às 17h.

Para votar, o título de eleitor não é essencial, mas é indispensável a apresentação de um documento oficial de identificação com foto. São aceitos: via digital do título (e-Título) do eleitor que já tenha feito a coleta dos dados biométricos; carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial com foto de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho; Carteira Nacional de Habilitação. Certidão de nascimento e/ou de casamento não serão documentos considerados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por