POLÍTICA

Plano Ferroviário de Minas inclui duas rotas regionais que atendem Uberaba

Gisele Barcelos
Publicado em 30/10/2020 às 20:19Atualizado em 18/12/2022 às 10:43
Compartilhar

Em audiência esta semana na Assembleia Legislativa, integrantes da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras discutiram a prévia do estudo técnico para o Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais. Ao todo, 19 propostas de trens turísticos ou regionais de passageiros no Estado estão em fase de estudo de pré-viabilidade. A lista inclui duas rotas que atendem Uberaba.

Pelo documento preliminar, Uberaba poderá ter uma rota para Araguari e outra para Ibiá entre as propostas em estudo de trens regionais de passageiros em Minas Gerais, mas ainda não há detalhes sobre a previsão do investimento para consolidar os projetos.

O Plano Estratégico Ferroviário deve ser finalizado até o primeiro trimestre do próximo ano. O documento trará os estudos de viabilidade, de custos, oferta e demanda, entre outros, para projetos que visam à retomada ferroviária no Estado. O trabalho está sendo realizado pela Fundação Dom Cabral (FDC).

Entre os trens de passageiros, estão também os de ligação de Belo Horizonte com Montes Claros (Norte) e com Conselheiro Lafaiete (Central). Há ainda um estudo para viagens adicionais na Estrada de Ferro Vitória a Minas. A lista de projetos de trens turísticos inclui, por exemplo, dois trechos em Além Paraíba (Mata) e outros no Sul de Minas, como a ligação de Lavras-Três Corações e Varginha.

Outros 14 projetos de trens de cargas também já estão com informações sistematizadas para 15 grandes tipos de produtos. Além disso, três trens metropolitanos estão sendo avaliados para a ligação da capital mineira com Betim, Nova Lima e Confins, na Região Metropolitana. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por