POLÍTICA

Pandemia deixa mesários preocupados com o ofício este ano

Pessoas que sempre trabalharam nas eleições têm acionado a Justiça Eleitoral em Uberaba para saber sobre como pedir desistência por conta de doença pré-existente

Michelle Rosa
Publicado em 07/07/2020 às 15:41Atualizado em 18/12/2022 às 07:41
Compartilhar

Foto/Arquivo JM

Justiça Eleitoral em Uberaba reforça a importância dos mesários em campanha 

Com as incertezas sobre o futuro do Brasil nos próximos meses, por causa da pandemia do novo coronavírus, as eleições municipais foram prorrogadas para 15 e 29 novembro, assim como a aquisição de mesários para nela trabalhar, que neste ano deve ter mudanças por conta das comorbidades de alguns servidores.

Ainda sem um número concreto de mesários voluntários ou até mesmo de desistências, chefe de um dos cartórios eleitorais de Uberaba, Alexandre Petermann, conta que já recebe mensagens de algumas pessoas que sempre trabalharam nas eleições perguntando como será o ofício durantes as eleições municipais 2020.

“Ainda sem nada definido em relação aos mesários e com os trabalhos dos cartórios sendo realizados de forma interna, recebemos alguns questionamentos de como será o trabalho ou como quem já se voluntariou pode desistir por causa de uma doença pré-existe. E assim como nos outros é só apresentar um comprovante de impossibilidade, que será analisado pelo juiz eleitoral. Já sobre a atividade em si, não temos nenhuma diretriz determinada por enquanto, mas acreditamos que tudo será dentro das normas sanitárias em decorrência do novo coronavírus”, explica.

Em março deste ano, a Justiça Eleitoral regional lançou uma campanha para o mesário voluntário, com o tema “Seu papel é fundamental para a democracia e a transparência das eleições”. O objetivo é informar ao eleitor a importância desse auxiliar da Justiça no processo eleitoral, buscando, assim, aumentar o percentual de eleitores que se dispõem a trabalhar, de forma voluntária, como mesários nas eleições de 2020.

Na comarca de Uberaba foram convocados na última eleição (2018) 3.443 mesários, para trabalhar nas seções eleitorais de cinco municípios, de Água Comprida, Campo Florido, Delta, Uberaba e Veríssimo.

Para as eleições de 2016, a Justiça Eleitoral de Uberaba realizou a convocação de um total de 2.716 mesários, que trabalharam nas mesas receptoras de votos das seções eleitorais.

Quem trabalha como mesário tem o direito de se ausentar do emprego pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições e em que participou de treinamentos da Justiça Eleitoral. Além disso, o exercício da função de mesário pode ser critério de desempate para nomeação por concurso em cargos públicos, caso haja essa previsão no edital. É importante lembrar que, ao se inscrever, o eleitor demonstra para a Justiça Eleitoral que gostaria de exercer a função de mesário, mas não é garantido que será nomeado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por