POLÍTICA

Aumento da contribuição do Ipserv sai de pauta e será discutido com sindicato

Gisele Barcelos
Publicado em 25/05/2020 às 21:36Atualizado em 18/12/2022 às 06:36
Compartilhar

Foto/Rodrigo Garcia/CMU

Vereadores acordaram em retirar o projeto de pauta e realizar reunião com técnicos do Ipserv e com o Sindicato dos Servidores

Previsto para votação ontem na Câmara Municipal, projeto do Executivo que prevê aumento de 11% para 14% na alíquota de contribuição previdenciária do funcionalismo gerou reação de vereadores e sindicalistas. Técnicos do Ipserv (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba) chegaram a comparecer ao plenário do Legislativo, mas a proposta foi retirada da pauta antes de começar a ser discutida pelos parlamentares.

Os vereadores acordaram em plenário que uma reunião será realizada ainda esta semana com os representantes do Ipserv para analisar o texto com detalhes e a proposta também deverá ser tratada com os sindicalistas. Com isto, o projeto só deverá retornar para votação no mês de junho.

De acordo com o presidente do SSPMU (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba), Luís Carlos dos Santos, houve a tentativa de participar em plenário para apresentar os questionamentos ao projeto, mas não foi possível a entrada durante a sessão por causa das restrições impostas por causa da pandemia de coronavírus.

Santos afirma que o sindicato é contrário ao aumento da alíquota para o funcionalismo e defende que o Poder Público assuma o impacto. “Algumas prefeituras estão mantendo o índice do servidor e elevando a alíquota de contribuição patronal. Então, vamos reivindicar que a Prefeitura mantenha os 11% para o servidor e aumente de 11% para 17% a alíquota da parte patronal”, salienta.

Além disso, o líder sindical afirma que uma análise preliminar do projeto aponta que o cálculo para o valor da contribuição está considerando o total da remuneração do servidor, incluindo verbas variáveis como horas extras. “Entendemos que isso é inconstitucional porque, na hora de aposentar, essas verbas não são consideradas para determinar o valor do benefício”, posiciona.

Outra proposição na pauta de ontem era o projeto de autoria do vereador Ismar Marão (PSD), que previa a isenção no pagamento do IPTU para imóveis residenciais e comerciais atingidos pelas enchentes. No entanto, a proposta teve parecer de inconstitucionalidade por vício de iniciativa, já que seria uma questão de competência do Executivo por gerar impacto nas receitas municipais.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por