POLÍTICA

MDB se torna o partido com maior bancada na Câmara Municipal com cinco vereadores

No fim de semana venceu o prazo para a troca de partidos e o PTB foi a sigla que mais sofreu baixas no Legislativo local

Gisele Barcelos
Publicado em 07/04/2020 às 06:48Atualizado em 18/12/2022 às 05:29
Compartilhar

Após movimentação de vereadores durante o período da janela partidária, MDB passa a ser a legenda com maior bancada na Câmara Municipal de Uberaba. A sigla elegeu três cadeiras em 2016, mas agora passa a ter cinco representantes com a entrada de novos parlamentares.

As recentes filiações do MDB foram: Fernando Mendes e Ronaldo Amâncio, ambos deixando o PTB de Hernany Andrade Júnior - J Júnior; Samuel Pereira, que se desfiliou do PL; e Alan Carlos, que saiu do Patriota e buscava nova agremiação para viabilizar candidatura à reeleição.

Nas últimas eleições, o MDB elegeu Luiz Humberto Dutra, Rubério Santos e Thiago Mariscal. Do grupo, apenas Mariscal aproveitou a janela partidária para mudar de sigla e se filiou ao PSC. Com isso, a bancada do MDB na Câmara Municipal agora conta com cinco cadeiras.

Apesar das críticas à estratégia de formar um chapão com cinco vereadores, o presidente do MDB em Uberaba, Fabiano Elias, afirma que a expectativa é fazer, pelo menos, cinco nomes na próxima legislatura. De acordo com ele, há espaço tanto para a entrada dos atuais parlamentares quanto para candidatos que ainda não possuem mandato.

Fabiano também confirmou a filiação do presidente da Cohagra, Marcos Jammal, ao MDB. Ele estava filiado anteriormente ao PSD, de Marcos Montes. Jammal inclusive já se desincompatibilizou do cargo neste fim de semana dentro do prazo para eventual candidatura a vereador.

O dirigente do MDB avalia que o ex-presidente da Cohagra seria um nome com capacidade para fazer sozinho mais uma cadeira no Legislativo. No entanto, ele posiciona que Jammal está no páreo como pré-candidato do partido para a disputa majoritária.

Questionado, Fabiano ressalta que ainda não há uma decisão fechada em torno de Jammal e posiciona que outros nomes do partido também estão sendo avaliados, como José Renato Gomes, Luiz Humberto Dutra e Silvana Elias. "Vamos definir em convenção quem será o representante na chapa majoritária", pondera.

Por outro lado, o MDB perdeu Tony Carlos para o PTB. A mudança de partido foi comunicada no fim do mês passado para tentar viabilizar candidatura a prefeito no pleito deste ano.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por