POLÍTICA

Mudanças no Plano Diretor voltam a ser debatidas e projeto deve ir à votação

O projeto que trata do Plano Diretor do município foi abordado no plenário da Câmara Municipal esta semana

Publicado em 20/02/2020 às 22:09Atualizado em 18/12/2022 às 04:24
Compartilhar

O projeto que trata do Plano Diretor do município foi abordado no plenário da Câmara Municipal esta semana. A convite do líder do Executivo no Legislativo, vereador Rubério dos Santos (MDB), o secretário municipal de Planejamento, Nagib Facury, e o superintendente de Planejamento Urbano, Daniel Felipe Rodrigues, estiveram na Casa. 

Para Nagib, o Plano Diretor é a porta de entrada de todos os investimentos da cidade. Uma apresentação geral do projeto foi feita por Daniel. Segundo ele, de 2017 até este ano foram criadas 12 comissões, que receberam propostas encaminhadas a secretaria. Também foram realizadas audiências públicas para discutir o assunto, inclusive uma que aconteceu no fim do ano passado, no plenário da Câmara.

O superintendente explicou, ainda, que foram recebidas propostas da população, através do site da Prefeitura, cerca de mil no total, número considerado baixo para a população da cidade. Sugestões estas que poderão ser inseridas no projeto, o qual será votado pelo Legislativo ainda este ano. O Parque Tecnológico terá área de três mil hectares, assim como a destinação de espaços para empresas de tecnologias e até mesmo moradias.

O PL também altera o zoneamento urbano, com a criação de um perímetro urbano de mil metros, para abranger as chácaras. Tem ainda, de acordo com Daniel, a fragmentação da área verde e alargamento das calçadas em loteamentos, passando de 2,5 metros para 3,5 metros, assim como ajustes no perímetro urbano das rodovias, com possibilidade de criação de loteamentos empresariais e de chácaras. Por último, o superintendente disse que será desenvolvido um projeto específico para a região central da cidade. 

O secretário Nagib avaliou que os temas já foram amplamente discutidos com todos os segmentos da sociedade. De acordo com ele, há três anos falam do centro da cidade, sendo que estão desenvolvendo um estudo, com um Plano Diretor específico para a região, em parceria com o Instituto de Engenharia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por