POLÍTICA

Candidato preterido pelo Novo diz que processo foi enganação

Em desabafo nas redes sociais, o candidato rejeitado em processo seletivo do Novo Moacyr Lopes acrescenta mais um capítulo à crise interna do partido em Uberaba

Gisele Barcelos
Publicado em 21/01/2020 às 21:54Atualizado em 18/12/2022 às 03:39
Compartilhar

Em desabafo nas redes sociais, o candidato rejeitado em processo seletivo do Novo Moacyr Lopes acrescenta mais um capítulo à crise interna do partido em Uberaba. Ao comunicar desligamento da sigla, ele afirma que processo seletivo foi “enganação” e acusa direção nacional de interferência para minar candidaturas a prefeito na região.

Na postagem, Lopes usa termos como “tumultuado” e “uma enganação” para se referir ao processo seletivo. “Não há divulgação de critérios, nem de justificativa da aprovação ou reprovação de candidatos, uma imensa falta de respeito para com aqueles que há anos vestem a camisa do Novo e de seus ideais de moralidade pública”, continua o texto. Segundo o pré-candidato, o mesmo foi observado para a escolha da nova superintendente regional de Ensino. “Foram feitos vários processos até que se chegasse num nome de agrado de deputados”, acrescenta, e ressalta que o partido utiliza as mesmas práticas da velha política.

Ainda na postagem, Lopes declara ter plena convicção de que existe uma rixa do presidente nacional do Novo, João Amoedo, com o governador Romeu Zema, desde que o mineiro anunciou apoio a Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2018. A atitude, segundo Lopes, não teria agradado Amoedo. “Com a vitória nas eleições, Zema passou a ser o nome de maior expressão do Novo, e isso incomoda o presidente do partido”, continua o texto.

Para o candidato rejeitado no processo seletivo, a rivalidade teria sido o motivo para barrar a participação do Novo nas eleições municipais em Uberaba, Uberlândia, Patos de Minas e Juiz de Fora, com a reprovação de todos os candidatos das cidades no processo seletivo. “É corrente nos filiados que se trata de um enfraquecimento do Novo em MG, por causa desta briga”, finaliza. 

Moacyr foi reprovado no fim do ano passado em processo interno do Novo para a escolha dos nomes aptos à candidatura majoritária. Esta semana, Elisa Araújo também foi comunicada que não avançou para a próxima etapa da avaliação e anunciou desligamento do partido. Ela procura nova sigla para viabilizar a candidatura a prefeita em outubro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por