POLÍTICA

Mudanças no Código de Posturas suscitam críticas à instalação de parklets na cidade

A primeira estrutura foi implantada na rua Bento Ferreira e um trecho de estacionamento foi retirado da via para ampliar espaço de um bar

Gisele Barcelos
Publicado em 11/12/2019 às 22:37Atualizado em 18/12/2022 às 02:45
Compartilhar

Projeto com alterações no Código de Posturas reacendeu discussão quanto à instalação de parklets na cidade. A primeira estrutura foi implantada na rua Bento Ferreira e um trecho de estacionamento foi retirado da via para ampliar espaço de um bar, o que gerou diversas críticas de motoristas. Na sessão ontem, o vereador Agnaldo Silva (PSD) declarou ser contra a estrutura e argumentou que o parklet instalado na rua Bento Ferreira tem diversos problemas estruturais. Segundo o parlamentar, várias pessoas já caíram e sofreram acidentes no local. 

Presente ao plenário, o secretário municipal de Planejamento, Nagib Facury, admitiu que houve problemas na estrutura, mas defendeu que eles estão sendo sanados. “Os erros constatados estão sendo corrigidos”, disse. Segundo o titular da pasta, as alterações previstas no Código de Posturas são justamente para ajustar a aprovação dos próximos projetos de parklets. Nagib inclusive justificou que o projeto enviado à Câmara se trata de uma correção da lei em alguns aspectos. Um deles é a exigência de que móveis e adereços sejam fixados na estrutura, o que não era cobrado até então. 

Outra alteração mencionada pelo secretário diz respeito ao aluguel, que será avaliado por metro quadrado, para ser cobrado mensalmente. Tem ainda a questão da segurança, pois quem quiser instalar um parklet terá que apresentar um projeto para ser analisado. A Prefeitura também está vedando os parklets para que as pessoas fiquem seguras na parte interna e não tenham acesso à parte externa. Apesar do questionamento inicial, o projeto foi aprovado ontem sem votos contrários na Câmara Municipal.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por