POLÍTICA

Presidente do Legislativo comemora a adoção de regulação do governo federal

Ismar Marão comemorou o fim do impasse sobre a liberação do acesso ao sistema de regulação de leitos hospitalares em Uberaba

Publicado em 06/12/2019 às 22:11Atualizado em 18/12/2022 às 02:35
Compartilhar

Durante sessão plenária, o presidente do Legislativo, Ismar Marão (PSD), comemorou o fim do impasse sobre a liberação do acesso ao sistema de regulação de leitos hospitalares em Uberaba. 

O parlamentar havia demonstrado, anteriormente, preocupação sobre o assunto, uma vez que o governo de Minas havia bloqueado o acesso de Uberaba ao sistema. “O que significava que pacientes das UPAs teriam de esperar a liberação de vagas em hospitais por parte da Central de Regulação do Estado, sem qualquer participação dos técnicos do município”, explicou Marão.

Segundo o presidente, a fim de evitar que a situação se agravasse, mesmo com o impasse com o Estado resolvido, o secretário de Saúde, Iraci Neto, esteve em Brasília tentando buscar soluções. “O secretário solicitou junto ao Ministério da Saúde a liberação do acesso do município ao SisReg (Sistema Nacional de Regulação), do governo federal, responsável por controlar, monitorar e regular leitos e procedimentos ambulatoriais e também autorizar a liberação dos leitos”. disse.

Após Iraci e o prefeito Paulo Piau terem protocolado o pedido no Ministério da Saúde para a liberação do acesso ao sistema, novas tratativas foram feitas, contou Marão. “O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, solicitou diretamente ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, empenho no assunto. “Com a intervenção de MM, o acesso ao SisReg foi liberado na quinta-feira (5). O secretário Iraci reforça que o sistema será uma ferramenta importante para dar mais celeridade ao processo, em se tratando da liberação de leitos para pacientes, tanto de Uberaba quanto da região, além de termos um processo mais transparente na regulação”.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, o Sistema SUSFácil, do governo estadual, ainda está sendo utilizado, mas a tendência é que seja gradativamente substituído pelo SisReg [Ministério da Saúde]. “Vou continuar acompanhando o processo e mantendo a população informada, pois Saúde é coisa séria. Iraci Neto e Marcos Montes se empenharam em resolver a situação, que poderia se agravar ao longo do tempo”, encerrou Marão.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por