POLÍTICA

Uberaba participa de Conferência Mundial de Cidades Sustentáveis

Município de Uberaba participa da 2ª Conferência Internacional Cidades Sustentáveis e do 3º Encontro Anual da Plataforma Global Cidades Sustentáveis

Thassiana Macedo
Publicado em 18/09/2019 às 22:50Atualizado em 18/12/2022 às 00:23
Compartilhar

O município de Uberaba participa, esta semana, da 2ª Conferência Internacional Cidades Sustentáveis e do 3º Encontro Anual da Plataforma Global Cidades Sustentáveis, eventos realizados em São Paulo, em parceria com o Banco Mundial e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O prefeito Paulo Piau estaria presente na Mesa-Redonda de Prefeitos, marcada como a abertura oficial, mas precisou se ausentar da capital paulista em virtude do falecimento da sogra, Maria da Glória Pereira de Carvalho, aos 91 anos. 

O secretário de Planejamento Nagib Facury, o assessor Estratégico de Assuntos Regionais Glauber Faquineli e a gestora do Parque Tecnológico, Raquel Resende, permanecem na conferência, representando o município. Até dia 20 de setembro, nove sessões temáticas se concentrarão em tópicos centrais do planejamento e gestão das cidades, incluind biodiversidade; financiamento do desenvolvimento urbano sustentável; desigualdades de gênero e raça; geração de oportunidades, trabalho e renda; dados geoespaciais; inclusão e habitação a preços acessíveis; participação social; desenvolvimento orientado para o trânsito e regeneração urbana.

De acordo com Glauber Faquineli, entre os temas em debate está a relevância das Parcerias Público-Privadas, assunto presente na fala do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, na abertura oficial do evento. “É um evento importante com representações mundiais discutindo políticas públicas voltadas para o crescimento e desenvolvimento sustentável das cidades. Percebemos que Uberaba está no caminho certo e até mais, à frente do que vemos em outros municípios”, avalia Faquineli.

Segundo ele, os principais pontos destacados até o momento são questões amplamente fortalecidas pelo governo Paulo Piau, como saneamento, resíduos sólidos e energia solar, “Bem como ações de preservação do meio ambiente e também tecnologia e fomento à inovação”, frisa. 

Com o tema “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis”, a conferência é destinada a prefeitos, gestores municipais e especialistas do Brasil e do mundo. Os tópicos das sessões temáticas estão alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e aos três pilares da Plataforma Global, que são sustentabilidade, planejamento na gestão urbana integrada e finanças municipais. Além dos participantes brasileiros, o evento reúne representantes das 28 cidades do GPSC em 11 países, juntamente com seus parceiros e investidores.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por