POLÍTICA

Sem licitação, Prefeitura contrata Codiub para fornecer os radares

Equipamentos que serão usados para a fiscalização do trânsito ainda não têm data para entrar em funcionamento, uma vez que não foi dada ordem de serviço

Gisele Barcelos
Publicado em 16/08/2019 às 22:01Atualizado em 17/12/2022 às 23:26
Compartilhar

Arquivo

Há mais de dois anos a cidade se encontra sem fiscalização eletrônica do trânsito, sendo que estava previsto o seu acionamento no 1º semestre

Por dispensa de licitação, Prefeitura contrata Codiub para fornecer radares e executar fiscalização eletrônica de trânsito na cidade. O termo publicado última edição do Porta-Voz prevê o monitoramento de excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho, parada sobre faixa de pedestres e invasão de pista exclusiva de ônibus. 

Apesar da contratação, o presidente da Codiub, Denis Silva, informa que ainda não houve ordem de serviço da Prefeitura para reativar a fiscalização eletrônica na cidade e nem há uma previsão no momento. Segundo o dirigente da companhia, a dispensa de licitação realizada este mês é apenas uma formalidade para resguardar a Prefeitura caso haja interesse de retomar o monitoramento de trânsito no futuro.

Silva explica que a companhia tem duas licitações que podem atender à fiscalização eletrônica do trânsito. No fim do ano passado foi homologado processo licitatório para fornecimento de radares de trânsito que permitem aferir o excesso de velocidade. Já agora, por meio do programa Cidade Vigiada, houve a locação de câmeras de monitoramento que podem também identificar casos de avanço de sinal vermelho.

De acordo com o presidente da Codiub, uma decisão deve ser tomada ainda em agosto sobre o assunto para definir se apenas a tecnologia das câmeras do programa Cidade Vigiada será utilizada ou se haverá necessidade de recorrer ao contrato anterior e instalar também os radares. 

Uberaba está há mais de dois anos sem fiscalização eletrônica de trânsito. Havia previsão que o monitoramento seria reativado no primeiro semestre de 2019, mas o cronograma foi adiado para dar prioridade à implantação do programa Cidade Vigiada, que deve ter as primeiras câmeras instaladas a partir do próximo mês.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por