JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 03 de dezembro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Potencialidades da ZPE serão apresentadas em seminário na cidade

Há mais de quatro anos na tentativa de consolidar ZPE em Uberaba, Prefeitura realiza seminário no dia 27 de abril para discutir o projeto

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

- Por Gisele Barcelos Última atualização: 19/04/2018 - 22:09:20.

Há mais de quatro anos na tentativa de consolidar Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Uberaba, Prefeitura realiza seminário no dia 27 de abril para discutir o projeto. O evento abordará novas oportunidades de investimentos para o Triângulo Mineiro e contará com a presença de representantes do Conselho Nacional de ZPEs.

No evento haverá apresentação sobre as potencialidades da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba e dos instrumentos oferecidos pelo governo de Minas Gerais para apoio ao setor industrial. O seminário também discutirá o panorama atual do comércio exterior brasileiro e as perspectivas de negócio. Além disso, os participantes vão debater as ações do governo estadual para atração de investimentos e apoio às exportações, além de analisar o regime brasileiro de ZPE e oportunidades de investimentos.

A programação conta ainda com a palestra “ZPE de Uberaba/MG - Novas Oportunidades de Investimento e Exportação”, com o consultor Glauber Faquineli, que já fez parte do governo Paulo Piau e era responsável pela consolidação do projeto da ZPE local.

Além da realização do seminário, a Prefeitura participará em maio da 4ª Conferência Internacional da World Free Zones Organization, em Dubai. A participação no evento foi articulada a convite do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Quanto à demora para implantação da infraestrutura da ZPE, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, argumentou foi necessário um amplo trabalho de regularização da área onde será instalada a ZPE e o processo levou tempo. “O decreto da área de interesse público ocorreu, na ocasião, em uma área particular e na zona rural. A área não estava desmembrada e não havia processo de desapropriação. Hoje temos uma ZPE na zona urbana, desmembrada, e foi realizada uma parceria entre o município e o proprietário da área. Agora estamos prontos para partir em busca de novas parcerias para o início da infraestrutura e para captar empresas que tenham interesse no mercado externo”, declara.

O prazo para realização das obras de infraestrutura da ZPE Uberaba já foi prorrogado duas vezes pelo governo federal. Inicialmente, a Prefeitura tinha até 2014 para a implantação da estrutura básica, mas o prazo foi estendido para 2016. Depois nova prorrogação foi concedida para junho de 2019. A implantação da infraestrutura básica na ZPE inclui terraplenagem da área, abertura de ruas e asfaltamento, cercamento da área, construção de guarita e sede administrativa, entre outras intervenções.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia