POLÍTICA

Contabilistas são mobilizados para a declaração do VAF até 31 de maio

O secretário de Finanças orienta que o envio dos dados seja feito com antecedência para evitar complicação no processo

Publicado em 04/02/2018 às 16:20Atualizado em 16/12/2022 às 06:38
Compartilhar

Está aberto o prazo para empresas encaminharem à Receita Estadual a declaração do VAF (Valor Adicionado Fiscal) ano base 2017. Os formulários com a movimentação financeira realizada no ano passado devem ser enviados até 31 de maio.

A Secretaria Municipal de Finanças já começou a mobilizar contabilistas e empresários para o cumprimento do prazo para o envio das declarações. O titular da pasta, Wellington Fontes, posiciona que a falta de informações pode significar perda de receitas para a Prefeitura.

Além disso, o secretário orienta que o envio dos dados seja feito com antecedência para evitar complicação no processo. “É importante que os contribuintes não deixem para a última hora, evitando, dentre outros tipos de problemas, a sobrecarga no sistema de transmissão, pois é através do VAF que a Secretaria de Estado de Fazenda apura o índice de participação de cada município nos repasses da receita arrecadada com ICMS e IPI’, alerta.

Devem declarar o VAF todas as empresas comerciais, industriais e prestadoras de serviços tributadas pelo ICMS, não optantes pelo Simples Nacional. Estão obrigados a apresentar o VAF todos os contribuintes inscritos no Cadastro do ICMS, inclusive os isentos, os imunes e os que baixaram suas atividades durante no ano da apuração. No ano passado, Uberaba possuía 4.609 empresas que deveriam encaminhar a declaração do VAF. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por