POLÍTICA

Cidade terá esquema de vacinação itinerante contra a febre amarela

Enquanto número de casos de febre amarela aumenta no Estado, a Secretaria de Saúde prepara esquema de vacinação itinerante para ampliar população imunizada

Gisele Barcelos
Publicado em 24/01/2018 às 15:12Atualizado em 16/12/2022 às 06:57
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Diretor de Vigilância em Saúde, Nelson Ranieri diz que a intenção é levar o veículo em locais com maior concentração de pessoas e distante de UBSs

Enquanto número de casos de febre amarela aumenta no Estado, a Secretaria Municipal de Saúde prepara esquema de vacinação itinerante para ampliar população imunizada contra a doença. O serviço deve começar a funcionar ainda em janeiro.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Nelson Ranieri, um veículo que é utilizado como laboratório de coleta de sangue está sendo adaptado para funcionar como sala de vacina itinerante. Além disso, equipe está sendo organizada para realizar o atendimento. “Estamos só acabando de acertar os trâmites administrativos internos para colocar na rua”, posiciona.

Ranieri afirma que a previsão é começar o serviço de vacinação itinerante antes do fim do mês. O roteiro ainda não foi definido, mas a proposta é percorrer locais com grande fluxo de pessoas. “Vamos levar o veículo e deixar próximo do terminal rodoviário no período de Carnaval, nos locais que não tiver unidade de saúde e nos bairros novos. Da nossa parte, vamos tentar colocar vacina disponível para todo mundo, basta quem não vacinou comparecer com cartão de vacina e documento de identidade”, orienta.

Quanto ao atendimento estendido nas unidades de saúde, o diretor posiciona que o plano inicial é manter disponíveis diariamente as vacinas contra a febre amarela até o início de fevereiro. “Pretendemos deixar porque tem o período de Carnaval e muitas pessoas vão viajar”, ressalta.

No entanto, Ranieri ressalta que a questão será analisada semanalmente para verificar se existe demanda. “Vamos avaliar ao final de cada semana porque se tiver baixa procura, ocasiona a perda de doses. Aí voltaremos a nos concentrar em dois dias da semana”, acrescenta.

Até agora, o diretor analisa que o movimento nas unidades foi tranquilo. Em dois dias, 800 doses de vacina contra a febre amarela foram aplicadas.

Em Minas Gerais, foram confirmados 47 casos de febre amarela e outros 99 casos continuam em investigação. Foram descartados 52 casos suspeitos no período. A doença já causou a morte de 25 pacientes no Estado. As ocorrências estão concentradas na região metropolitana de Belo Horizonte.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por