POLÍTICA

Projeto da represa do rio Uberaba entra na última fase

Para dar início à obra da represa no rio Uberaba, o Codau entrou com pedido de emissão da licença de instalação do empreendimento

Divulgação
Publicado em 19/01/2018 às 22:36Atualizado em 16/12/2022 às 07:05
Compartilhar

Para dar início à obra da represa no rio Uberaba, o Codau entrou com pedido de emissão da licença de instalação do empreendimento. O requerimento já foi protocolado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e agora aguarda análise dos técnicos. Esta é a última fase a ser concluída para liberar o começo da obra.

A previsão do Codau era começar as obras da barragem no ano passado e equipes já estavam mobilizadas para realizar a montagem do canteiro de obras e os serviços iniciais para a preparação do terreno, mas a autarquia precisou esperar a finalização do processo de licenciamento para dar pontapé ao serviço.

A licença prévia da represa já foi aprovada pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente e emitida no dia 2 de agosto. A licença de instalação para início da obra não foi liberada na mesma época porque o promotor Carlos Valera recomendou a realização de uma audiência pública sobre o projeto, antes de avançar com o processo de licenciamento.

A audiência ocorreu em outubro, abrindo o caminho para finalizar os procedimentos de emissão da licença de instalação. Em nota, o Codau posiciona que aguarda as autorizações dos órgãos ambientais para lançar as licitações da obra da barragem.

A construção da represa no rio Uberaba está orçada em R$33,244 milhões. Após a autorização para início do serviço, o prazo estimado de execução da obra é de 18 meses. A estrutura ficará cinco quilômetros acima da barragem atual de captação do Codau, no rio Uberaba. O reservatório terá capacidade para armazenar 2,4 bilhões de litros de água.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por