JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 12 de dezembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Aposentados da Prefeitura voltam a ter pagamentos atrasados

Problema tem sido recorrente nos últimos meses, gerando reclamações nas redes sociais; atraso atinge um grupo de 1.500 aposentados

- Por Gisele Barcelos Última atualização: 09/12/2017 - 21:52:53.

Servidores municipais aposentados denunciam novamente atraso no pagamento de benefícios. O problema tem sido recorrente nos últimos meses, gerando reclamações nas redes sociais. O atraso atinge um grupo de 1.500 aposentados, pagos diretamente pela Prefeitura.

A Prefeitura assumiu o pagamento dessas aposentadorias em função de um novo plano de custeio do Ipserv, aprovado em 2009. O plano diminuiu de 16% para 11% a alíquota para cálculo do repasse da cota patronal. Em contrapartida, a PMU absorveu o pagamento de 100% das aposentadorias dos servidores admitidos até 31 de dezembro de 1995.

Em nota, o superintendente administrativo e financeiro do Ipserv (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais), João Batista Júnior, posicionou que não houve condições de liberar o pagamento devido a atrasos em repasses do Estado para a Prefeitura. No texto, ele manifesta que foi realizado um escalonamento e ontem já foram liberados os benefícios para 1.100 aposentados que recebem até R$2.500, em valores líquidos.

Já os demais 451 aposentados que recebem acima de R$2.500 ainda aguardam o depósito. O superintendente declarou que a previsão é o pagamento até segunda-feira (11), mas o cronograma depende da confirmação do repasse estadual. Quanto aos aposentados que recebem normalmente pelo Ipserv, o superintendente afirmou que o depósito foi realizado em dia e os recursos já estavam disponíveis em conta no dia 1º de dezembro para o grupo de 350 pessoas.

Servidores da administração indireta também não tiveram salários em dia. Atraso no repasse do ICMS também deixou servidores da administração indireta sem receber salários. O pagamento estava previsto inicialmente para ser liberado ontem, mas o dinheiro só deve estar na conta a partir de hoje. De acordo com informações da Secretaria de Finanças ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU), o problema ocorreu pelo atraso nos repasses de verbas estaduais e federais. A pasta informou ao presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos, que o dinheiro seria liberado ontem às fundações para que procedam aos depósitos dos salários, que deverão estar disponíveis no dia seguinte.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia