Vereador colhe assinaturas na internet por redução do ICMS de combustíveis
Em evento ficou evidenciado que as alíquotas de ICMS em Minas Gerais são o grande vilão dos preços
Rodrigo Garcia/CMU
Iniciativa de Samuel Pereira se deu após realização de audiência pública, que revelou ser a questão tributária um dos fatores que mais impactam nos preços do etanol e da gasolina
Vereador Samuel Pereira (PR) lança coleta de assinaturas por meio da internet para solicitar ao governador Fernando Pimentel (PT) a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis no Estado de Minas Gerais. A iniciativa do parlamentar se deu após a realização de audiência pública no dia 13 de novembro, com a participação de representantes de todos os setores relacionados ao mercado de combustíveis, entre eles, donos de postos, consumidores, ANP e produtores de etanol.
No evento ficou evidenciado que as alíquotas de ICMS em Minas Gerais são o grande vilão dos preços, somados aos custos de logística que influenciam sobremaneira nos cálculos dos valores dos combustíveis praticados no mercado consumidor. Na petição a ser encaminhada ao governador, o vereador solicita a redução do ICMS sobre o etanol de 16% para 12% e da gasolina de 31% para 29%. Samuel argumenta que a medida proporcionaria maior consumo e consequentemente compensaria a arrecadação tributária, além de estimular a atividade econômica no Estado. Ele lembra que estes índices já são praticados por outros estados com resultados altamente positivos.
A intenção é colher o maior número de assinaturas possível em todo o Estado de Minas Gerais. Na opinião do vereador, é preciso ainda “a adoção de políticas públicas no sentido de incrementar a cadeia logística dos combustíveis no Estado, uma vez que foi demonstrado que o transporte é responsável por boa parte da formação do preço”, diz ao acrescentar que o Estado e as cidades do interior não podem ser penalizados em razão da distância dos centros produtores, inviabilizando negócios e investimentos.
O cidadão que desejar apoiar a causa da redução dos preços dos combustíveis pode acessar a petição no link www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR103292. Além de assinar, é possível transmiti-la a todos os contatos.
Leia mais
- Uberabenses se formam em capacitação para entrada na política nas eleições de 2020
- Apenas 5,2% das prefeituras do país devem atrasar o pagamento do 13º
- Cidade Vigiada aguarda entrega de câmeras para entrar em funcionamento
- Piau deve retomar negociação com Estado para o repasse de imóveis
- Justiça determina que a Codau desconte mensalidade sindical e repasse ao Sindae
- Maiores de 18 anos são obrigados a ter título de eleitor e votar em 2020
- Uberaba receberá R$ 455 mil para realizar cadastros no SUS
- Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos terá audiência pública em 22 de janeiro
- Complexo de esportes Murilo Pacheco, perto do Fórum, será inaugurado hoje
- Assembleia autoriza Estado a pagar municípios com imóveis