POLÍTICA

Faltam dois meses para o fim do cadastro biométrico e apenas 55% estão atualizados

Eleitores de Uberaba têm somente até 9 de fevereiro de 2018 para fazer o recadastramento biométrico obrigatório

Thassiana Macedo
Publicado em 06/12/2017 às 21:50Atualizado em 16/12/2022 às 08:29
Compartilhar

Eleitores de Uberaba têm somente até 9 de fevereiro de 2018 para fazer o recadastramento biométrico obrigatório. Porém, embora as duas Centrais de Atendimento ao Eleitor tenham capacidade para atender quase mil pessoas por dia, a procura ainda é bem pequena. Até o momento, 127.230 eleitores estão biometrizados, o que corresponde a 55,12% de todo o eleitorado, composto por 230.814 pessoas.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a biometria é obrigatória e não será prorrogada. O TSE informa ainda que não há multa de R$150 para quem perder o prazo do recadastramento. Da mesma forma que também não está prevista a suspensão de RG ou a carteira de habilitação.

No entanto, quem estiver desatualizado ficará impedido de votar em 2018 e poderá sofrer outras sanções. Quem não fizer a revisão ficará impedido, por exemplo, de renovar o passaporte, se matricular em curso superior ou tomar posse em cargo público. O não-comparecimento também resulta na suspensão do CPF, o que prejudica a tomada de empréstimos em bancos públicos, o recebimento de benefícios previdenciários, bem como impede a participação ou a regularidade no programa Minha Casa Minha Vida.

Para reforçar a estrutura e facilitar o atendimento dos eleitores que insistem em deixar para procurar o serviço na última hora, o Tribunal Regional Eleitoral-MG vai enviar um total de 20 kits de biometria às centrais até 2 de janeiro de 2018. Com isso, Uberaba passará a contar com 62 kits de coleta de dados biométricos para atender os eleitores. As duas Centrais de Atendimento ao Eleitor estão em funcionamento na rua Doutor Lauro Borges, nº 97, bairro Estados Unidos, e o atendimento é de 10h às 18h.

Para o recadastramento obrigatório, o eleitor deve apresentar documento de identidade, um comprovante de residência atual, CPF (se possuir) e o título de eleitor (se possuir). Homens que vão fazer o título pela primeira vez devem comprovar o serviço militar obrigatório. Para transferência de endereço, o comprovante de endereço deve ter no máximo três meses.

O agendamento pode ser feito no site www.tre-mg.jus.br ou pelo telefone 148. Postos do Cartório Eleitoral estão funcionando na Cohagra, das 8h às 11h e das 13h às 18h, no Praça Uberaba Shopping; na Prefeitura Municipal, das 12h às 18h; e na sala 2Y19 da Uniube, campus Aeroporto. O objetivo é fornecer informações e acesso à internet para o agendamento eletrônico. Com data e horário agendado, o eleitor é atendido em 15 minutos. Idosos, portadores de necessidades especiais, grávidas, lactantes e pessoas com crianças de colo não precisam agendar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por