JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 22 de novembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Instituição financeira analisa projetos estruturantes para cidades da região

Amvale trouxe equipe do BID a Uberaba para identificar linhas especiais de financiamento disponíveis

- Por Gisele Barcelos Última atualização: 06/06/2017 - 23:49:20.

Amvale trouxe equipe do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) a Uberaba para identificar linhas especiais de financiamento disponíveis para a implantação de projetos estruturantes em cidades da região.

O consultor para projetos com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Cândido Amaral, esteve durante dois dias na sede da entidade para atender aos gestores das prefeituras e sanar dúvidas sobre financiamentos junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

O trabalho deu continuidade a articulações iniciadas dois meses atrás, quando o consultor visitou a região pela primeira vez para detalhar questões relacionadas a recursos extraorçamentários que podem ser obtidos pelos 13 municípios da Amvale.

No novo encontro esta semana, a equipe do BID passou a analisar as necessidades específicas de cada prefeitura para formatar um projeto macrorregional. “As demandas mais realísticas são relacionadas à melhoria da estrutura de controle da arrecadação fiscal”, revelou o consultor.

Amaral ressaltou ainda que as pequenas prefeituras enfrentam obstáculos para acessar os recursos existentes para a o financiamento de novos projetos, mas o trabalho conjunto das prefeituras permite viabilizar alternativas. “Em todo país temos cerca de 5.700 municípios, dos quais 4.200 com menos de 50 mil habitantes que encontram dificuldades até de entender esses programas de financiamento, além de levantar a documentação que o Banco Central exige pra autorização do Tesouro Nacional. Com a ação consorciada muda o foco de visão dos bancos de fomento, diante do volume de demanda que poderá ser apresentada”, salienta.

De acordo com o secretário Executivo da Amvale, Vicente Araújo Netto, o objetivo agora será atuar junto a cada prefeitura para materializar os projetos e a documentação para apresentar a proposta ao banco.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia