POLÍTICA

Número de eleitores filiados a partidos cresce após pleito

Passado o período das eleições municipais, número de eleitores filiados a partidos políticos em Uberaba continua em evolução

Gisele Barcelos
Publicado em 09/02/2017 às 22:42Atualizado em 16/12/2022 às 15:15
Compartilhar

Passado o período das eleições municipais, número de eleitores filiados a partidos políticos em Uberaba continua em evolução. Em maio de 2016, após a corrida por filiações para disputar o pleito, 29.315 pessoas estavam na militância partidária. Em dezembro, já encerrado o processo eleitoral, o total de filiados aumentou para 29.461 – crescimento em torno de 0,5%.

A diferença se deu, principalmente, pelo incremento nos quadros partidários do PRP. A sigla incorporou 151 novos nomes ao longo de 2016, fechando com um total de 609 militantes. Com o boom, o PRP ultrapassou o PTC, o PSDC e o PSC. A legenda está agora em 11º lugar no ranking de filiações em Uberaba.

O PEN e a Rede Sustentabilidade também tiveram aumento da militância no período. As siglas conseguiram dobrar o número de filiados desde maio, mas ainda estão entre os partidos com menor representatividade em Uberaba. O PEN tem 40 nomes inscritos e a Rede, 10.

Mesmo com a movimentação, o PMDB e o DEM se mantêm disparados, respectivamente, na liderança do ranking de filiados em Uberaba, com pouca variação nos quadros partidários desde maio. O PMDB aparece com 6.216 pessoas inscritas no fim de 2016 – duas a mais do que o levantamento anterior. Já o DEM tem 4.585 militantes – seis a menos do que o balanço passado.

O terceiro lugar permanece com o PP. O partido fechou o ano passado com 2.238 filiados, o que representa a perda de oito militantes ao longo de 2016. Na quarta posição, PSB e PDT continuam tecnicamente empatados. O PSB tem 1.851 filiados – dois a menos, em relação ao balanço de maio. Já o PDT aparece com 1.849 militantes – quatro a menos.

O PT vem em seguida, com 1.788 militantes – dois menos a menos que o levantamento passado. Abaixo, aparecem na mesma ordem o PR, o PTB, o PSDB e o PSD.

A sigla com menor militância em Uberaba é a Rede Sustentabilidade. O PCB, cujo comando está inativo desde 2013, tem 12 filiados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por