JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 27 de maio de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Prefeitura prorroga validade de concurso público por dois anos

Decisão por prorrogar é uma medida de economia, pois a realização de outro concurso representaria mais gastos para o município

- Por Gisele Barcelos Última atualização: 13/04/2018 - 06:57:54.

Reprodução


Rodrigo Vieira lembra que o cadastro de reserva é alto nesse concurso, com cerca de 11 mil pessoas

Concurso da Prefeitura terá validade prorrogada por mais dois anos. A medida foi autorizada ontem pelo prefeito Paulo Piau e deve ser oficializada até a próxima semana. Com isso, convocações dos aprovados poderão continuar até 2020, último ano da gestão de Piau.

O secretário municipal de Administração, Rodrigo Vieira, salienta que, devido ao grande número de vagas, a homologação foi feita em três etapas: nos meses de abril, maio e junho de 2016. Por isso, a prorrogação começou a ser debatida nas últimas semanas com o chefe do Executivo.

Vieira explica que a decisão por prorrogar é uma medida de economia, pois a realização de outro concurso representaria mais gastos para o município. “É um processo que custa dinheiro para a Prefeitura e o último foi muito bem feito e transparente”, posiciona. Além disso, o titular da pasta reconhece o grande número de candidatos aprovados à espera de nomeação. “Temos um cadastro de reserva alto nesse concurso ainda. Chega a ser cerca de 11 mil pessoas, que em algum momento pode ser chamado. Então, vamos fazer economia e não romper essa expectativa dos candidatos”, pondera.

O secretário também manifestou que os resultados do ponto-de-vista econômico começam a ser observados. Ele reforça que o concurso diminuiu a rotatividade nos quadros da Prefeitura e isso vai impactar os gastos com acertos trabalhistas por causa do encerramento do prazo dos contratos temporários. “Os acertos trabalhistas, que eram em torno de R$10 milhões, já baixaram para R$4 milhões durante o ano em 2017. Neste 2018, espera-se a metade disso, ou seja, medida de racionalização”, acrescenta.

O concurso ofertou 1.209 vagas e 41 mil pessoas realizaram as provas em 2015. Até o momento, 2.000 pessoas já foram convocadas para assumir cargo nas áreas de Saúde, Educação e outras secretarias.

Tíquete-alimentação. Também foi anunciado ontem a antecipação do crédito do o ticket alimentação. O saldo é liberado geralmente no dia 15 de cada mês e a data seria no domingo. Com isso, a liberação foi adiantada para hoje.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia