JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 22 de janeiro de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Continua depois da publicidade



Município prorroga contrato do lixo por um ano e dá aumento de 6,6%

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

05/12/2021 - 00:00:00. - Por Gisele Barcelos

Foto/Arquivo

Sem avanço da PPP para o gerenciamento regional dos resíduos sólidos, a Prefeitura prorrogou contrato com a Lara para a coleta de lixo

Sem avanço em PPP para o gerenciamento regional dos resíduos sólidos, a Prefeitura prorrogou por 12 meses o contrato com a Lara Central para a coleta e tratamento de lixo. Desta forma, a empresa deverá permanecer até 31 de outubro de 2022 à frente do serviço em Uberaba.

Além da extensão do prazo, o município também concedeu reajuste no valor do contrato. O índice concedido foi de 6,63%, referente à variação do IPCA no período de julho de 2020 a julho de 2021. Isto representará um incremento de R$154.070,60 mensais, totalizando cerca de R$1,8 milhão no prazo de um ano.

A prorrogação com a Lara Central de Tratamento ocorreu após questionamentos na Justiça emperrarem a licitação para o gerenciamento regional do lixo. O processo conduzido pelo Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional) envolvia a prestação dos serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente adequada de resíduos sólidos domiciliares (RDO) em oito cidades da região: Uberaba, Sacramento, Conceição das Alagoas, Campo Florido, Delta, Água Comprida, Veríssimo e Planura. 

A concorrência, inicialmente, estava prevista para ser aberta em março na Bolsa de Valores de São Paulo, mas acabou paralisada por ações impetradas por empresas interessadas no contrato.

Depois do imbróglio, o consórcio chegou a anunciar o lançamento de um novo edital ainda este ano para selecionar empresa que prestaria o serviço para Uberaba e outras sete cidades da região, mas nada foi concretizado até o momento. 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia