JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 20 de setembro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Prefeitos do Triângulo Sul pedem ao governo do Estado mais imunizantes

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

03/08/2021 - 00:00:00. - Por Gisele Barcelos

Prefeituras da região solicitaram ao Estado o envio com urgência de mais doses de vacina contra a Covid-19 para atender a demanda dos municípios do Triângulo Sul. O documento encaminhado ao governador Romeu Zema (Novo) e ao secretário estadual de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, também contesta a base de dados utilizada para calcular a quantidade destinada a cada cidade.

O ofício é assinado pela prefeita Elisa Araújo (Solidariedade), que está à frente do Consórcio de Urgência e Emergência do Triângulo Sul (Citrisul). No documento, ela posiciona que o cálculo da quantidade de imunizantes para cada município da região está sendo feito com base em dados defasados de 2012.

Conforme o texto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontava que a população estimada do Triângulo Sul era de 781.954 habitantes em 2019. No entanto, os dados utilizados para encaminhamento dos insumos aos municípios são da estimativa do IBGE de 2012, conforme relatório da própria Secretaria de Estado de Saúde.

No ofício, o consórcio ainda manifesta que a população dos 27 municípios está devidamente cadastrada no E-SUS e ressalta o cenário epidemiológico do Triângulo Sul, que enfrenta aumento de casos positivos e óbitos.

Além disso, foi citado que a região Triângulo Sul continua enquadrada na onda vermelha do Minas Consciente, enquanto outras regiões avançaram para a onda verde. Desta forma, o documento solicita mais vacinas com urgência para conter a pandemia. “Atendendo esse pleito, conseguiremos prosseguir com maior agilidade e eficiência a imunização da população de nossa região, Triângulo Sul”, continua o texto. 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia