POLÍTICA

Com procura em alta começa a faltar vacina da febre amarela

Com o aumento da procura por vacinas contra a febre amarela na rede municipal, doses já estão em falta nas unidades de saúde

Gisele Barcelos
Publicado em 18/01/2017 às 11:53Atualizado em 16/12/2022 às 15:39
Compartilhar

Com o aumento da procura por vacinas contra a febre amarela na rede municipal, doses já estão em falta nas unidades de saúde. Filas também foram observadas ontem em vários postos de saúde. Corrida para a imunização contra a doença começou após a notificação de casos suspeitos em Minas Gerais no início deste ano. Nenhuma ocorrência foi registrada na região de Uberaba.

Acionada, a Prefeitura negou que o estoque de vacinas contra a febre amarela esteja esgotado na rede municipal. A administração municipal posiciona que até o momento apenas quatro unidades de saúde estão sem doses para atender a população. As vacinas estão em falta nos postos do Alfredo Freire, bairro de Lourdes, Boa Vista e Parque das Américas.

A Prefeitura justifica que o desabastecimento ocorreu porque o Estado não enviou novo lote de vacinas para repor o estoque. No início do mês, Uberaba recebeu 3.500 doses para a distribuição nas unidades de saúde. Há expectativa da chegada de mais uma remessa ainda nesta semana, para reabastecer a rede municipal, o que ainda não se confirmou.

Hoje equipe da Secretaria Municipal de Saúde terá reunião na Superintendência Regional de Saúde para tratar sobre a reposição das vacinas contra a febre amarela. A Secretaria Municipal também está mudando os dias de vacinação da BCG para facilitar o atendimento à demanda – Leia matéria na página 4.

Em 2017, foram notificados 184 suspeitas de febre amarela em Minas Gerais. Do total, 37 são casos prováveis, cujos pacientes apresentaram quadro clínico suspeito e exame laboratorial preliminar reagente.

Até o momento, 53 pacientes com suspeita de febre amarela morreram. Desses, 22 são consideradas mortes prováveis de febre amarela. Os óbitos ocorreram nos municípios de Ladainha (8), Piedade de Caratinga (4), Ipanema (2), Malacacheta (2), Imbé de Minas (1), Ubaporanga (1), São Sebastião do Maranhão (1), Itambacuri (1), Poté (1) e Setubinha (1).

Análise. Conforme o último boletim epidemiológico do Estado, a morte de dois macacos em Sacramento ainda está em investigação. Os animais foram encontrados mortos na zona rural do município. Estavam em estado avançado de decomposição e foram encaminhados para análise no laboratório oficial do Estado.

O boletim também informa que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais recebeu informações sobre rumores de morte de macacos em Conquista e Ituiutaba. A situação está em monitoramento e ainda não foram divulgados detalhes. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por